TuneList - Make your site Live

17/09/2013

TRIPLA DESGRAÇA...!!

  

José Francisco, transmontano de Mirandela, naquele tempo depois de findar a 2ª grande guerra, as dificuldades eram tantas que só imigrando se conseguia trabalho, ele com uma carta de chamada de um conterrâneo seu, nos anos de 1950 vai para Luanda – Angola.

Primeiro vai trabalhar para uma mercearia, depois estabelece-se por conta própria com o seu negócio de carnes.

Monta um Armazém frigorifico e ao lado a respetiva loja de carnes verdes nos arredores de Luanda mais precisamente no Cacuaco.

A vida é-lhe abençoada e a custo de muito trabalho consegue dar os estudos Universitários ao seu único filho, o meu grande amigo Pedro José que entrando no Serviço Militar em 1967 e numa emboscada nos Dembos, fica com o braço direito paralisado e com estilhaços de granada, estando o braço morto. Vem a ser submetido a várias intervenções médicas no hospital Militar na Estrela, onde depois de muito tempo consegue uma aposentação por invalidez e ruma a Luanda onde estavam seus pais, e vai ajudando no que consegue, e pode.

Nos acontecimentos do 25 de Abril, de 1974, vão para a África do Sul, mas regressam a Lisboa em Setembro de 1975, sem dinheiro e sem roupas, com a ajuda de alguns familiares e amigos e com um empréstimo difícil de obter, mas consegue o tão desejado empréstimo, para a compra de uma Quintinha em Pontével no Cartaxo, e dedica-se á criação de animais ( cabritos , porcos e duas vacas leiteiras, assim como algumas aves), tem terreno também para se dedicar á vinicultura.

O filho o Pedro José vai com a esposa para o Brasil.

Meu pai amigo de longa data do José Francisco, eram vizinhos em Trás os Montes em Mirandela, meu pai da Aguieiras , o José Francisco da Bouça.

Em Outubro de 1976 é convidado a reparar o telhado da habitação e dos anexos, empreitada que vai até perto do Natal desse ano.

José Francisco vai trabalhando, a vida sorri-lhe apesar dos seus 58 anos, diz que com o que tem já pode morrer, pois Dona Esmeralda é mulher para continuar com o trabalho na Quinta, e que ele não precisa de trabalhar tanto.

Numa bela noite de Verão do ano de 1987, Francisco José já com quase 70 anos de idade, e porque alguém andava a surripiar durante a noite as uvas e alguns frutos , e inclusive um Cabrito que desapareceu sem deixar rasto, o José Francisco andava de tocaia e a desgraça, veio nessa noite.

Um rapazito com 12 anos entrou na vinha, mas para fazer uma necessidade fisiológica, Francisco José dispara dois tiros da Caçadeira e baleia o miúdo que quando chega ao Hospital já está morto, o José Francisco logo ali vê a desgraça em que está metido, e só diz:

Eu só o queria assustar, eu só o queria assustar.....

Entrega-se à Guarda Nacional Republicana, vai a julgamento e o Juiz sentencia-o a 20 anos de prisão.

Dona Esmeralda sua esposa também já com 70 anos, não aguenta a solidão e em 1989 com uma depressão vem a falecer.

O Pedro José vem a Lisboa, com a esposa e dois filhos, ao funeral de sua mãe e tem um acidente de Viação em Santarém, que o atinge mortalmente, já no ano de 1990, sua esposa e filhos regressam ao Brasil

Francisco José com 7 anos de prisão efetiva, é internado no Hospital de Santa Maria, vindo a falecer em 1995.

Francisco José, Pedro José e Dona Esmeralda, pessoas de quem eu gostava, estejam onde estiverem, estejam em PAZ.

ZÉ ANTUNES

1995

Sem comentários:

Enviar um comentário