TuneList - Make your site Live

02/12/2012

A FLORESTA DA ILHA DE LUANDA



A Floresta da Ilha era um dos mais pitorescos locais de Luanda, procurado por milhares de pessoas, sobretudo aos fins-de-semana, para mergulharem nas águas tranquilas da baía e fazerem piqueniques à sombra das casuarinas, e de muitas palmeiras que ali tinham sido plantadas.

Os carros só podiam entrar no perímetro da Floresta com uma autorização especial, passada pelos Serviços de Agricultura.

Edgar Valles e a mulher Maria Lúcia Dias Valles, um casal de goeses. Que moravam na Floresta da Ilha de Luanda , Tinham três filhos Edgar Ademar, Sita Maria e Edgar Francisco. Fui ao casamento do Ademar em Dezembro de 1973 na Floresta, do casamento com a Isabel Penaguião nasceu o Frederico.

Engenheiro agrónomo integrado nos quadros dos Serviços de Agricultura e Florestas de Angola, O casal eram amigos dos meus pais e foi por intermédio do Sr, Edgar que minha mãe solicitou e obteve a Carteira para poder entrar, sair e circular pelo perímetro do Parque da Floresta da Ilha de Luanda.

Cartão de acesso ao Parque Florestal da Ilha de Luanda

Para as pessoas, a entrada era livre. Mas havia guardas em permanente vigilância. Era proibido fazer fogueiras, colocar lixo no chão ou cortar ramos das árvores. Quem não cumpria era expulso pelos vigilantes.
A Floresta tem um papel importante na Ilha de Luanda: impede que os ventos dominantes levem para a contra costa toneladas de areia que se depositam na estrada. Por isso, eram plantadas novas árvores todos os anos, para que a cortina vegetal fizesse as suas funções de proteção da estrada que atravessa toda a ilha.

Floresta da Ilha de Luanda


.

Floresta vista da Contra Costa

1967

Sem comentários:

Enviar um comentário