TuneList - Make your site Live

02/12/2012

ALMOÇO DA BOAVISTA 2012



10º.Almoço-convívio dos antigos trabalhadores do Posto de Manutenção da Boavista em 17-11-2012.



Primeiro recebo o telefonema do Sousa depois o mail do Artur a convidar-me para este almoço convívio que se realizou no Restaurante Taverna da Cruz em Outeiro Livração, um Convívio de uma forte, longa e sã CAMARADAGEM e de uma Amizade desmedida, inexplicável, ornamentada de muitas saudades sentidas, ao longo de todos estes anos de separação!

Dirijo-me para Santa Apolónia e viajo no Alfa, chegado ao Porto Campanhã, recebo a noticia que por motivo de greve dos Maquinistas aos feriados e horas extraordinárias o comboio que me levaria à Livração fora suprimido, já com mais companheiros resolvemos ir no comboio seguinte que ia só até Caide, fizemos o resto do percurso em carros de amigos e de taxís até ao Restaurante.

Por causa destes atrasos o almoço só foi servido ás 14 h 00. A comida estava deliciosa. O silêncio manteve-se durante a operação do enchimento das barriguinhas. O vinho verde tinto e maduro tinto, caia nos copos e dali para as goelas sedentas. Libertada as vozes, entrou-se na animação, o que é natural quando nos damos bem com o “ Baco “. De salientar que fomos servidos pela dona Bina, que para connosco teve um carinho e um pedido de desculpas pelo atraso ao qual era alheia, o que compreendemos todos.

Claro que este almoço se atrasou e na espera, num momento de boa disposição eu levantei-me e comecei com ar solene a recordar algumas passagens pelos tempos idos enquanto trabalhei no Posto de Manutenção da Boavista.

E comecei por recordar os famosos torneios de futebol de cinco que se realizavam no Clube Ferroviário de Campanhã e quem neles participava:
Principalmente num em que eu fui à baliza e como nunca tinha sido guarda redes sei que eles remataram só nove vezes e marcaram nove golos, nós rematamos trinta e tal vezes e marcamos seis golos, nessa equipa o Posto de Manutenção da Boavista fez alinhar os seguintes craques:

Guarda redes - Zé Antunes ( Vidraças )
Defesa -Arménio ( Estratega )
Defesa - Jaime ( Carraça )
Avançado - Leal ( Porca Russa )
Avançado - Carvalho ( Matrecos )

Suplentes
Leal ( Flach Gordon )
Álvaro ( Lu )
Carlos ( Matumbo )


Nesta embalagem lembro os companheiros que estiveram presentes

Azevedo ( Perninhas )
Américo ( Xasco )
Machado ( Finto )
Ernesto ( Fumaça )
Artur ( Vira Latas )
Gaspar ( Fantasma )
Teixeira ( Xanquinhos )
Aires ( Padreco )
Inácio ( Cagalhão )
Alves ( Maluqueira )
Coelho Eletricista ( Milongas)
Tavares
Faria ( Cigano )
Sevilha
Sousa ( Estufa )
António Silva ( Variações )
Coelho Serralheiro ( Pissas )

Pinheiro

E dos que não puderam estar neste convívio, por já não estarem entre nós.

Teixeira ( Cascão ) falecido
Arlindo ( Jandril ) falecido
Adriano falecido
Guedes falecido
Xavier de Oliveira ( Pilecas ) falecido
Outros por variadíssimas razões que também não compareceram
A Filha do Teixeira que era presença assídua nos Almoços, este ano esteve ausente.

O Luis ( Careca ) que também este ano não esteve presente
Batista ( O Seco )
O Adão ex - electricista de sinalização da Refer
O Santos ( Moina ) ex revisor de material
O Davide ex - soldador
O Lima Operário
O Passos ex - Chefe da Boavista
O Chefe Fernandes
O Espanhol: Galiza, também este ano não esteve presente
O Miguel. ( Corvo ) também não esteve presente

Todos os outros convivas foram ex- ferroviários, e foi a primeira vez que fizeram parte deste almoço.
Neste almoço estranhei não se falar de doenças, próstata, etc, devia ser da fome.

Uma das histórias foi contada pelo Alves maluqueira que se empolgou quando se recordou que levou 10 minutos das oficinas, da Boavista até à estação de São Bento e que ele até por cima dos passeios fugia dos semáforos a vermelho e que só se viajava uma vez, não havendo coragem para repetir.

Eu a chegada a Penafiel

Quanto à história em Penafiel foi contada pelo Artur assim:

Quando o Alves chegou a Penafiel, o Artur já estava à espera do Comboio, e então o Alves começou a berrar pelo vira latas, depois a sede era tanta que começou a dizer quero água e começou a correr para comprar uma garrafa de água, só que já não teve tempo para ir comprar a garrafa da água, o Artur como foi tirar uma foto à cauda do comboio que os iria levar a Porto Campanhã, entrou na última porta e ficou por ali sentado só por isso! Depois veio o Ernesto para fazer companhia ao Artur e ler o jornal, momentos depois também se juntou o Alves, a perguntar porque é que o Artur tinha fugido lá para trás, mas ficou sem resposta! Depois quando o Artur se foi despedir dos Amigos. O Artur disse-lhe: quem bebesse do vinho dele, faria efeitos na sua cabeça, e logicamente na sua bexiga, obrigando as pessoas a correr constantemente para o urinol ! Mas este que bebes-te no almoço subiu-te á cabeça e o efeito está à vista !! Imaginem a risada que provocou!! Agora depois de o Artur sair na Estação de Ermesinde não soube mais nada do que se passou!

O Inácio deu boleia para Penafiel a alguns companheiros e quase não embarcavam no comboio, porque andou a passear com eles a mostrar a zona e as curvas foram tantas, que ficaram mal dispostos.

Mais umas larachas daqui e dali e pelas 15H30 deu-se a debandada geral, pondo fim a este 10º encontro gastronómico e báquico de bons amigos. Eu vim diretamente com o Azevedo e mais um amigo para Campanhã afim de viajar no comboio alfa 126 que saiu a tabela 16h47 de Campanhã tendo chegado a Lisboa Santa Apolónia na hora programada.

No Almoço


ABRAÇÃO A TODOS

2012

Sem comentários:

Enviar um comentário