TuneList - Make your site Live

13/12/2012

CESARIA ÉVORA


Ai que saudades aiué!...

Faz dia 17 de Dezembro um ano que nos deixaste

Ai Cesária, quantas lágrimas vertidas na melancolia do meu recanto, ouvindo os sons do mar azul, relembrando os corpos de mulher perfumados, das cacimbas, da moamba, da mãe preta carregando seu moleque nas costas indo na floresta carregar lenha.

Ai que saudades me trazes Cesária, quando tinha a lua por minha testemunha nos arrebates do coração por mais uns momentos sensuais naquele mar imenso de matagal.

Ai que saudades daqueles momentos estonteantes, do rodopio pela sala, dançando uma coladera ou, então, encostando o meu corpo, num gesto voluptuoso, contra o corpo quente de uma africana ao som de uma morna. Desde cedo, Cise, como era conhecida pelos amigos, começou a cantar e a fazer atuações aos domingos na praça principal da sua cidade, acompanhada pelo seu irmão Lela, no
saxofone.

Aos 16 anos, Cesária começou a cantar em bares e hotéis e, com a ajuda de alguns músicos locais, ganhou maior notoriedade em Cabo Verde, sendo proclamada a "Rainha da Morna" pelos seus fãs.

Encorajada por
Bana (cantor e empresário cabo-verdiano radicado em Portugal), tive o privilégio de conhecer Cesária Évora na discoteca de Bana na Rua do Sol ao Rato em Campo de Ourique em 1985 onde Cesária Évora voltou a cantar. Tempos depois em Cabo Verde um francês de descendência portuguesa chamado José da Silva persuadiu-a a ir para Paris e tornou-se no seu Empresário.

Morreu no dia 17 de Dezembro de 2011, com 70 anos, por "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada". A morte ocorreu por volta das 11h20 no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Muito de mim Cesária parte contigo. Ficam os sons dessa Terra que tudo me deu e tudo me tirou exceto... as recordações.

Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a
morna, por isso também foi por vezes apelidada "rainha da morna". Era conhecida como «a diva dos pés descalços». foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais.

Canções

"Sodade" - "Bia" -“Cumpade Ciznone"- "Direito Di Nasce"- "Luz Dum Estrela"- "Angola"

“Miss Perfumado" - “Vida Tem Um So Vida"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ces%C3%A1ria_%C3%89vora - cite_note-3

Sem comentários:

Enviar um comentário