TuneList - Make your site Live

18/12/2012

NATAL





MEUS CAROS E BONS AMIGOS / AMIGAS/FAMÍLIA

Hoje em dia, na época do Natal, é costume as crianças, de vários pontos do mundo, escreverem uma carta ao S. Nicolau, mais conhecido como Pai Natal, onde registam as suas prendas preferidas. Nesta época, também se decora a árvore de Natal e se enfeita a casa com outras decorações natalícias. Também são enviados postais desejando Boas Festas aos amigos e familiares.

Em Angola – Luanda também fazíamos o Presépio. A palavra Presépio deriva do latim praesepium, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado.

Na tradição Portuguesa, as figuras que se colocam no presépio, além da Sagrada família (S. José, Maria e o Menino Jesus), dos pastores e alguns animais, e dos três Reis Magos, também encontramos figuras como o moleiro e o seu moinho, lavadeiras, e outros personagens típicos da cultura portuguesa.

Tradicionalmente feito de barro, podemos encontrar ainda peças de diversos materiais, desde tecido ou madeira até porcelana fina.

Não esquecer os doces, as rabanadas, as filhoses e demais iguarias tradicionais nesta quadra. Minha mãe tinha prazer em fazer estas iguarias para enfeitar a mesa de Natal.

A Consoada é celebrada sobretudo em
Portugal, no dia 24 de Dezembro de cada ano, o dia de véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Na véspera, depois da refeição tradicional que em nossa casa era o bacalhau cozido com batatas, couves e o polvo cozido.

Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Na tradição católica os fiéis participavam, ao final da noite, na
Missa do Galo.

O Natal em Angola, Luanda, é um Natal diferente. Sem frio, sem neve. Natal na época do calor, Mas é (era) um Natal vivido com grande religiosidade e sem o desenfreado consumismo que agora há ( havia). Celebrava-se à meia noite a Missa do Galo, deixando a refeição festiva para o dia seguinte. Normalmente o Português era o Cabrito Assado no Forno. Os Cabo-Verdianos costumam fazer um cozido, enquanto os Moçambicanos preferem um assado de cabrito e os Angolanos comem pratos vegetarianos com mandioca. Bem que muitas famílias já degustavam o fiel amigo.

Enquanto os nossos pais e famílias iam à missa do Galo, a Juventude ia para a Ilha Luanda. Tomar banho nas belas praias, Era engraçado, o tomar banho de mar à noite, no Natal.

Lembro-me do meu tempo de criança eu e meus irmãos ficávamos frenéticos e ansiosos. Na véspera como manda a tradição lá se colocava o sapatinho no Fogão pois não tínhamos lareira com os pedidos elaborados por nós e a nossa mãe a dizer as dicas do que seria melhor para cada um de nós.

"Sempre irá existir aquela criança que acredita no Pai Natal!!! Lembro-me quando tentava acordar cedo para ver se via o Pai Natal!!! era mágico quando acordava e no sapato estava a minha prenda!!! Minha mãe nunca deixou o sapatinho sem, nada!!! Isso era mágico!!! Era Natal!!! Vou voltar a viver essa magia agora que sou Avô !!! Volta tudo como era!! é o ciclo da vida!!! Natal sempre Natal!!!!"

Mais um natal…Mais um ano!

O NATAL é bonito, é colorido, é um dia diferente, dia da família, mas…não deixa de ser uma confusão! Perde-se imenso tempo a fazer doces e decorações, a gastar dinheiro na compra de presentes, a suportar toda essa "trapalhada" dos cartões de boas-festas, dos mails, dos “embrulhos” ornamentados, das refeições de família, etc.!

Além desta canseira, desta correria louca às lojas comerciais, aos Super e Hiper-mercados, estão mesmo no centro do mistério supremo que nos leva ainda hoje a celebrar o Natal, porque o Verbo de Deus assim o determinou.

É verdade, mais um Natal…mais um Ano! Mais pobres, é certo, mas…sempre com aquele espírito Natalício, que sempre nos uniu. E, participar no Natal é amar o próximo, mudar de vida, entrar no Amor. Mas se não o fizermos, mesmo que não o queiramos fazer, ao menos participamos no Natal repetindo a canseira, despesa e trapalhada que foi desde o princípio.

Nesta Quadra Festiva, DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL e um FELIZ ANO NOVO para 2013, com muita Saúde, Prosperidades e Pleno de Realizações.

Um abraço / muitos beijos e que DEUS vos dê as maiores Felicidades (bem como a todos os vossos ente queridos), muita Saúde e muitos êxitos!


UM SANTO E FELIZ NATAL!






ZÉ ANTUNES

2012

Sem comentários:

Enviar um comentário