TuneList - Make your site Live

02/12/2012

KISSAMA



Quem viveu em Angola conhece ou ouviu falar no Parque Nacional da Kissama. A 75 km a sul de Luanda, o Parque Nacional da Kissama tem uma área total de 9600 km². Os seus limites são, a norte o rio Kwanza, desde a sua foz até à Muxima; a sul o rio Longa, entre a foz e a estrada de Mumbondo a Capolo; a oeste a linha da costa entre a foz dos rios Kwanza e Longa; e a leste a estrada que vai da Muxima, Demba Chio, Mumbondo e Capolo até ao rio Longa.
A estrada que leva ao parque é a mesma de que vai para a Barra do Kuanza, para a praia do Cabo Ledo. Logo depois de atravessar a ponte que cruza o rio Kwanza entramos numa estrada de terra, são 40 km. A primeira metade é terra batida, uma boa estrada, mas na segunda metade andamos por uma picada estreita que nos leva até o portão de entrada da reserva.

                                              Picada de terra batida (Foto tirada da net )



Atualmente o Parque conta com um estabelecimento para visitantes, uma pousada e vários bungalows, Que saudades!!!

                                             Entrada do Parque (Foto tirada da net )

Após o portão já é possível ver uns veadinhos pelo caminho. À chegada reuniam-se as pessoas e iniciava-se o passeio.
Logo se lia  nas tabuletas que existiam em certos lugares



 
                                            Vista do Parque (Foto tirada da net )

Subia-se para os Land Rovers  e começava-se  o passeio pelo parque. Vegetação alta, imbondeiros por  todo lado, de todos os tamanhos e formas diferentes. Logo de início avistava-se uns golungos (veados),  que estavam  em abundância no parque. Eles ficavam  a olhar  para nós como se estivessem a fazer posse para serem fotografados.
                                          Golungos ( veados )

                                             Golungos ( veados )


O ponto alto dos passeios eram as girafas, encontravam-se normalmente em grupos, comendo a folhagem das árvores. Os machos sempre a olhar para nós como que a  proteger a sua família. Éra realmente muito diferente ver um bicho destes livre na natureza, muito melhor que os ver no  zoológico.

                                               Girafas

                                             Girafa

Vai-se vendo os  elefantes, alguns deles protegendo-se  do forte sol que se faz por aqueles territórios, Também existiam zebras no parque que pachorrentamente iam  aparecendo.

                                  Elefante


O parque possuía  uma grande variedade de aves. Na estação chuvosa de Angola (Novembro a Abril) as margens dos rios Kwanza e Longa ficavam repletas de aves aquáticas como flamingos, garças, patos e pelicanos. Via-se a passarada de toda a especie desde rabos de junco,  viúvinhas e aos catetes.

                                           Ave exótica

A verdade é a seguinte, era uma boa aventura fazer um safari fotográfico durante 2 a 3 horas e se tivesse-mos  num dia de sorte poderíamos  ver elefantes, girafas, zebras, avestruzes, vários antílopes (Gunga / Olongo entre outras), gnus e muitas espécies de aves. Na Kissama, poderiamos  admirar a  beleza  do que a nossa vista alcançava.

                                 Rio Kwanza e Kawa

Contam que durante a guerra as populações  que fugiam das províncias, e no seu caminho   para  Luanda, começaram a caçar os animais e entre eles os elefantes para vender o marfim.  Uma judiação com os bichinhos, mas como repreender refugiados de guerra?

                                  Baobá ( Imbondeiro )

Em 2001  a  “Operação Arca de Noé” entra na segunda fase – Cinquenta espécies de animais, entre elandes, elefantes, girafas, zebras, gnus e avestruzes, já se encontram no Parque Nacional da Kissama, provenientes do Botsuana, no quadro da segunda fase do programa de repovoamento animal, denominado “Operação Arca de Noé”. Segundo o diretor do parque, Dr. Omar Karim da Silva, a continuidade de reabilitar e repovoar o parque assenta fundamentalmente no intuito de preservar a fauna selvagem, por um lado, e a defesa do ecossistema, por outro. O responsável da Fundação Kissama adiantou ainda que as espécies animais que nesta fase estão a constituir o repovoamento são oriundas da África do Sul e do Botsuana, pelo fato destes países terem excedentes de fauna que oferecem condições de rápida adaptabilidade ao solo angolano. O Parque Nacional da Kissama foi reaberto oficialmente no mês de setembro de 2000, e conta neste momento com aproximadamente cem espécies de animais estando prevista a chegada nos próximos tempos de mais uma vintena de animais, entre eles répteis. (EBONet)

2005




Sem comentários:

Enviar um comentário