TuneList - Make your site Live

16/12/2012

ANOS 1970

Não é, que agora com estes anos todos passados, e já são 37 anos , após o meu regresso de Luanda, me deu na cabeça para procurar, matérias, fotos, contactos de amigos e temáticas relacionadas com Angola e principalmente com Luanda e mais em particular as zonas por onde andei... Bairros de Luanda e seus musseques, Bairro Popular nº2, aqui mais em permanência, pois foi para esta zona que depois de sair do Bairro de São Paulo, fui viver. Enfim recordar os anos 70.

Vou tentar recolher dados de amigos , que entretanto vou tentando localizar, afim de documentar este espaço, que com garra estou a criar e tentar incluir aqui acontecimentos, fotos para que se possam recordar bons e maus momentos, trocar ideias e tudo o mais que a seu tempo se verá.

Talvez os “anos 70” tenham começado, na verdade, em 68, 69 ou até mesmo em 71. Os limites de tempo/espaço, em relação a acontecimentos históricos, não são rígidos. Os anos 60 terminaram com o “Maio de 68”, em Paris.


Movimento Estudantil Maio de 1968 - Paris
Este poderá ter sido o marco histórico que, em si, foi uma rutura e que acabou por expandir o espírito dessa mesma rutura da qual foi símbolo. Será que esta década de 70 teve início, nesse caso, com uma greve estudantil, em universidades e escolas secundárias, que alastrou a outras camadas sociais, contra o governo gaulista? Fica a questão. A maioria dos manifestantes partilhavam ideias esquerdistas, comunistas e anarquistas, com o intuito de abanar os velhos costumes da sociedade e apelar aos princípios da educação, relacionada com o sexo e o prazer. Eis o início de algo.


Led Zeppelin
No início dos anos 70, no que é conhecido como
rock progressivo. Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque Pink Floyd, com The Dark Side of the Moon, John Lennon, Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Mike Oldfield, Van Der Graaf Generator, Gentle Giant, no terreno britânico. Também caíram no gosto bandas germânicas (Can, Faust, Neu!, Tangerine Dream, Amon Düül e Kraftwerk) e italianas (Le Orme, Formula Tre e Premiata Forneria Marconi). Canadá (Rush), Bélgica (Univers Zéro) e Holanda (Focus) também dão sua contribuição.



Pink Floyd,
Simultaneamente, a “Primavera de Praga”, na antiga Checoslováquia, e as suas reformas políticas acompanharam o início dos “anos 70”


Ocupação da república Checa
A 20 de Julho de 1969 Neil Amstrong pisou pela primeira vez o solo lunar. O módulo lunar da missão Apolo 11 pousou serenamente no mar da tranquilidade, tendo a bordo dois astronautas americanos, Amstrong e Aldrin. Um terceiro astronauta Collins, aguardava seus companheiros em órbita ao redor da Lua. Um pequeno passo para o Homem um gigantesco salto para a Humanidade.
A chegada do Homem à Lua, em 69, seria o impacto que abriria a porta para a missão a Marte, o computador pessoal, o videojogo e a popularização da televisão a cores.


Neil Amstrong a colocar a bandeira em solo lunar
Antes de a década chegar oficialmente e, em Agosto de 1969, houve o “Woodstock Music & Art Fair”, o festival dos 3 dias de paz e música, durante o auge da guerra fria, com uma forte presença da cultura hippie. Os moradores locais opuseram-se mas, ainda assim, “Woodstock” aconteceu, na localidade rural de Bethel, Nova Iorque.


Jimi Hendrix no Woodstock 1969


Woodstock 1969
O festival foi um marco para esta contracultura. Entusiasmou toda uma geração com sonhos e esperança no futuro da sociedade humana, mas sem esquecer maldades como a Guerra do Vietname, terminada em 1975, sob o mandato de Richard Nixon


Guerra do Vietname HelicópeterosHelicópteros
A Guerra e o escândalo “Watergate” viriam a sujar toda a sua pintura.


Watergate (Bob Haldeman, John Mardian,
Kenneth Parkinson,John Ehrlichman,
John Mitchell), Dec. 30, 1974

Nas vésperas da revolução democrática de 1974, Portugal vivia uma conjuntura bastante desfavorável. Em primeiro lugar, colocava-se a questão de uma guerra colonial prolongada e inconclusiva. A tardia e pouco eficaz abertura do sistema político promovida pelo governo de Marcelo Caetano desde 1968 e o desgaste das estruturas institucionais do Estado Novo, com um núcleo político incapaz de resolver o impasse a que o país chegara, geravam um governo caracterizado pela lenta agonia da luta pela sobrevivência, extremamente debilitado perante a comunidade internacional. Em segundo lugar, a insatisfação geral e as dificuldades económicas e sociais da população caracterizavam a realidade isolacionista de um país que se revia ainda na famosa expressão "orgulhosamente sós", comandado por uma classe dirigente dependente de valores políticos e ideológicos ultrapassados.


Cartaz do 25 de Abril 1974

A rutura foi lenta, mas foi feita. Os “anos 70” continuaram-na. Aqui, os “anos 70” começaram quando se perdeu "a inocência e a crença nos ícones e bandeiras dos anos 60” - na opinião de Fernanda Mayer, colaboradora do “Folha Online”. Ainda assim, nem toda a rutura significou corte - houve também continuação.

O feminismo, os direitos das minorias ou a luta contra o racismo subiram de tom, ininterruptamente, vindos das décadas transatas, com fortes marcas a médio prazo.


Passeata Feminina
Continuaram manifestações, mais subtis e menos ingénuas, coloridas, à medida que a experimentação da estética hippie se generalizava, mas não só. A moda hippie, das calças à boca-de-sino, roupa unissexo ou mini-saia (lançada nos “anos 60”),


Moda Hippie


Calças à boca-de-sino
Alternou com uma onda disco, e com uma outra metálica e futurista, com David Bowie e ainda com a contracorrente “punk”.


David Bowie




Puro hedonismo!!! ;)

O hedonismo ( prazer supremo ) dos festivais ao ar livre, alternativos, com flores, droga e manifestações de amor à mistura, começava a concorrer com o prazer em locais fechados, espaços de festa e de cocaína durante toda a noite, de sexo descomprometido, como só as discotecas podiam oferecer. O lado negro da noite, com os assassinos em série, florescia para caçar vítimas e vidas.


Direito à liberdade
O direito à liberdade e às alegrias simples da vida, ao som dos “Beatles” ou “Bee Gees”. Os desejos de uma ordem social hipócrita, pequeno-burguesa e injusta, substituída por uma nova, igualitária e mais verdadeira. A geração d' ”os 70’s”, que criou ruturas e continuou lutas, deixou-nos o mito do “faça você mesmo”, “seja você mesmo”, e do "constrói o mundo à tua imagem", fora do “sistema” e da sua margem. Tu és tu, simplesmente.


   Beatles                                                     Bee Gees
Talvez os “anos 70” não tenham terminado em 1979, nem tenham perdido a força do mito - levando, sim, a força da utopia.
Principais acontecimentos dos anos 70
Desporto
21 de junho de 1970 - Brasil tri-campeão do Mundo em
Futebol, competição realizada no México.

Benfica após mais uma
Taça de Portugal em 1969/70 venceu na final sobre o Sporting por 3–1

Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de
Munique (República Federal da Alemanha) - O Massacre de Munique também conhecido como Tragédia de Munique teve lugar durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique, quando, a 5 de Setembro, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro.

Em
1972/73 o Benfica torna-se no mais perfeito campeão da história do futebol português. 28 vitórias, dois empates, zero derrotas, 101 golos marcados, apenas 13 sofridos, o primeiro campeonato invicto da história do futebol português

Em 1976, são realizados os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá). Carlos Lopes fica em 2º Lugar ( medalha de prata )
Ciência e Tecnologia
15 de novembro de 1971 - A Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004.

Em janeiro de 1972 é lançado o Odyssey 100, primeiro
videogame do mundo.

1975 - A missão espacial Viking I explora o planeta
Marte. A televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70.
Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos
11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende.

Com derrota dos Estados Unidos, termina a
Guerra do Vietnam.

25 de abril de 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal acaba com o regime FASCISTA que estava implantado desde 1928.

Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano.

Abril de 1979 - Revolução Iraniana.
Política
15 de março de 1974 - O general Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil.

9 de agosto de 1974 - Após o caso Watergate, Richard Nixon renuncia à presidência dos EUA.

15 de março de 1979 - o general João Baptista Figueiredo assume a presidência do Brasil.
Economia
1973 - Crise mundial do petróleo -
OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%.

1973 - Início do projeto do Eurotúnel e lançamento do primeiro Airbus. Início da década de 1970 - Brasil vive a fase do "Milagre Econômico".
Música
Março de 1970 - Depois de muito sucesso, acaba a banda dos
Beatles.

16 de agosto de 1977 - Morre o rei do rock,
Elvis Presley.

Bandas de sucesso da década de 1970:

Deep Purple, Black Sabath, Rolling Stones, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Sex Pistols, The Clash, The Ramones, Bee Gees, Queen, Iron Maiden, The Police, Pink Floyd,
Músicos que fizeram sucesso:
Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Velos, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Vinicius de Moraes, David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon, Bob Marley,
Televisão
Programas que fizeram sucesso:

Nacionais ( Zip-Zip, Domingo Desportivo, TV Rural, Espelho dos Acácios, Bom dia Domingo, Magazine 7 e Retrato de Familia,

Internacionais ( Hulk, Cyborg, As Panteras, Havai 5.0, Chico City, Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, A Grande Família)

Desenhos que fizeram sucesso:

Speed Racer, Pica-Pau, Pernalonga, Piu-Piu, Tom e Jerry, Gaguinho, Os Herculóides, Homem Pássaro, Popeye.

1970

Zé Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário