TuneList - Make your site Live

28/03/2013

PÁSCOA


Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade Católica. Na Páscoa os cristãos católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 d. c.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante a data a em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa católica está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A Páscoa católica-ortodoxa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante do Catolicismo.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia da qual participou Jesus Cristo (segundo o Evangelho de Lucas 22:16) teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

A festa tradicional, segundo as conceções católica e ortodoxa, associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Texto baseado em diversas fontes.., da net

Das Páscoas da minha infância, no Bairro Popular, em Luanda, guardo apenas algumas recordações. Resumem-se a lembranças que envolvem atos religiosos, sei que se enfeitavam as ruas onde o Padre Costa Pereira ia com a cruz. Entrava em todas as casas que desde manhã cedo já o esperavam, com um tapete de flores à porta.  

O compasso passa, ouve-se a campainha sonante a avisar. Vem aí a Cruz, correm os donos das casas a abrir as portas!

À chegada do padre, todos diziam em uníssono:

- Aleluia, aleluia! Cristo Ressuscitado, Feliz Páscoa, aleluia, aleluia!.

À volta da sala estava a família. E o sacristão segurava orgulhosamente, a Cruz com a imagem de Cristo, engalanada com fitas coloridas. E as famílias, comovidas, beijam-na e beijam-se, trocam mimos entre si, numa alegria realmente sentida...

Em cima da mesa, sobre a toalha de linho branco, havia amêndoas e bolos, e o respetivo envelope para ajuda da paroquia. 

Enquanto a família beijava a Cruz, o Padre benzia as famílias,

Também me familiarizei com alguns costumes usuais da quadra Pascal, e que até ali pouco não me diziam respeito ou simplesmente desconhecia, como seja por exemplo a tradição da oferta das ( amêndoas ) aos afilhados. Meus irmãos tinham sempre uma prendinha dos padrinhos pois todos estavam em Luanda. O meu padrinho estava em Paris nunca o conheci, madrinha conheci mas estava na altura em Portugal.

Mas o que os Kandengues queriam depois das guloseimas, e deste ato religioso, era aproveitarem a pausa escolar para correr, brincar e jogar á bola.

A todos, uma Santa e Feliz Páscoa

ZÉ ANTUNES

2013



 

Sem comentários:

Enviar um comentário