TuneList - Make your site Live

12/03/2013

UM CACHORRO CHAMADO PILOTO




Nos tempos áureos da nossa infância, depois de um dia inteiro a jogar à bola entre vizinhos, todos kandengues mais ao menos com a mesma idade ( grandes trumunos ) no descampado do Preventório Infantil de Luanda, para nós era um grande campo de futebol, com o nosso trabalho chegou a ter balizas de madeira enterradas na terra dura, realizavamos ali trumunos a sério que traziam sempre grandes polémicas em alguns lances, que depois eram discutidos, ali no muro do Preventório em frente à minha casa debaixo de uma frondosa mangueira que dava uns belos e saborosos frutos, mangas suculentas.

Essas discussões eram mais os acontecimentos do jogo, pois não se chegava a conclusão alguma, todos queriam ter a sua razão.

Lembro-me de um kandengue, o Augusto que se afastava do cerne dessas polémicas e ficava ali a bater a bola em pequenos toques, de uma das vezes um dos toques que deu a bola com mais foeça, a bola foi parar ao meu quintal.

O Piloto cão pequeno todo preto mas de guarda estava com uma coleira e uma corrente presa a um arame em toda a extenção do quintal, para ele poder se movimentar.

De tanto roçar a corrente com o arame o material foi-se desgastando.

O Augusto entra no quintal, para ir recuperara a bola, o Piloto salta, rebenta com a corrente desgastada e atira-se ao kandengue, com as patas arranha-o na face e no peito, rasgando a bela camisola que ele trajava.

Posto médico do Enfermeiro Carlos que logo lhe fez os primeiros curativos, sei que o nosso amigo Augusto ainda andou um bom par de dias parecendo um Cristo.

Meus pais ainda tiveram alguns problrmas, pois as vacinas do cachorro estavam caducadas e temeu-se o pior que era saber se o cão tinha a raiva.

Sei que em 1970 a quando da nossa vinda a Lisboa deixamos o “Piloto” com o Senhor Raminhos e Dona Ana que moravam no Cazenga, e eram amigos dos meus pais desde os tempos que trabalharam na Barragem de Cambambe.

O Senhor Raminhos tinha uns Capoeiros onde deambulavam vários galinácios, o canideo viu uma brecha na rede e entrou na capoeira e matou duas galinhas à dentada. Sei que depois o Canideo foi oferecido a um casal que morava no Palanca.

Conclusão passados estes anos todos e em conversa com o Augusto, lembramo-nos desta recambolesca história.


ZÉ ANTUNES

1968

Sem comentários:

Enviar um comentário