Este ano de 2013, fui ao Carnaval de Torres Vedras, dizem, que é o mais português dos carnavais, e o tema principal foi a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia.
Carnaval é um só dia! Por escassas horas, esqueçamos a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia e damos largas à folia. Coloquemos a máscara da alegria. Depois, já na quarta-feira de cinzas, retomemos a máscara da pieguice e da complacência e aguentemos a chatice do "carnaval" diário.
Março abre-se para uma pausa na memória da Páscoa quando os simbolismos religiosos se aceitavam serenamente e nada se questiona: a bênção dos óleos sagrados, o lava-pés, os laudes de sexta-feira santa, a vigília pascal e a festa da Ressurreição. Também ai podemos esquecer a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia.
Mas não nos chegava a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia. E agora temos de novo o Sócrates, depois destes anos sabáticos vem para comentar num canal televisivo, não os seus erros mas os erros dos outros, e nós o povo a pagar.
Primavera é o desabrochar da natureza que obedece e respeita o calendário da renovação. É a frescura das tonalidades, o matiz de cores que a natureza toma. É a miscelânea dos primeiros chilreios da passarada e zuídos que se espalham e se confundem no ar. É a explosão dos aromas que enchem o tom mais azul e mais límpido do céu. É a luminosidade e o brilho do astro-rei que se abre para a leveza dos dias, é o cheiro da terra ainda molhada das chuvas, e que chuvas, Ela é muita, mas mesmo muita, que isola pessoas e faz estragos, enfim é a esperança que se opõe ao abandono do sonho e acalenta a exigência da sua reformulação "forçada" para que, reiniciado e tornado concretizável, conceda a oportunidade de acreditar, novamente, na necessidade e na capacidade de sonhar.
Com moção de censura que não passou, estava-se mesmo a ver. E temos o Ministro Miguel Relvas por causa da sua licenciatura a demitir-se. O Chumbo do Tribunal Constitucional, a ser bom para uns e nem tanto para outros.
Mas para mal dos nossos pecados ai vem a Troika novamente, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia, e lá teremos que nos preocupar com o dia a dia, com os despedimentos e com os cortes das regalias alcançadas, com os duodécimos e a famigerada sobretaxa. Com cada vez mais desemprego. Vamos ver como fica.
No Verão, calor, praia, férias sem dinheiro. Seguimos o slogan de faça férias fora, cá dentro. Por um período relativamente curto, para descansar destas preocupações todas, e recomeçar a trabalhar com novas energias, também podemos esquecer a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia, por breves tempos.
Quando os dias alegres da estação estival acabarem e em seu lugar chegar o Outono, cobrindo o chão com folhas secas, e o verde exuberante cede lugar ao cinza, e nos seus braços se encontra harmonia, mas também a Troika, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia.
O Natal vai chegar. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade, e iremos festejar o mais pobre dos Natais, pois nesta data sempre temos o calor, a amizade e o amor da família, sem os subsídios, com os habituais cortes, mas poderemos esquecer por momentos a Troika novamente, a Austeridade, Passos Coelho & Companhia.
E vai chegar o fim do ano, e quem sabe se no ano seguinte, poderá a situação melhorar, mas não, e de certeza que nos lembraremos sempre da Troika, da Austeridade, de Passos Coelho & Companhia.
ZÉ ANTUNES
2013
Sem comentários:
Enviar um comentário