TuneList - Make your site Live

18/04/2013

JOÃO KAJIPIPA 16


-Xê “Kangundo”! Tas ouvir “Kangundo”do Desportivo de São Paulo! Vais na farra do Braguêz?
-Olá “Preto-Fulo” dum raio! Vai lá chamar “Kangundo” ao teu pai, meu cão!
Este último “Madié” (negro-fulo), conhecido por “Quinino Amargoso”, um bocado “kileba”*, estreito, mas não era “trinca-espinhas”; muito claro, parecia di raça “cabrito” ou “albino”, mas também não era branco. Tinha pouco cabelo que parecia assim como “mijeje”** de milho. A cabeça dele, era grande “p’rá xuxu” e a testa, era lisa, si parecia com aquelas camionetas “Xêtetes”.

Por sua vez, O “Kangundo”, si chamava “Zé-Caprikito…e ainda é “Monandengue”. Era firio legítimo do Sió Antunes, motorista de 1ª, dos “maximbombos” da Câmara Municipal de Luanda…“à bué” de tempos. Zé-Caprikito, era afamado di grande péscador do rio “Kuanza”. O “Madié”, só tinha um defeito, tinha medo dos “Kanzumbis”, principalmente quando tinha qui ir à noite p’rá sua casa, e tinha qui passar junto do cemitério do “Alto das Cruzes”. Por isso, é que ele andava sempre com o seu primo, o “Sandjika”, aquele que fazia o seu “kariengue” de varrer o salão do Desportivo. 


-Zé-Caprikito?! Ti preguntei si ías na farra do Braguêz?
-Mas…mi insultaste primeiro! Quem é “Kangundo”, meu cão? 
-Descurpa Quinino Amargoso. Esquece!“Kuabo ué”! Também é preciso ficares assim?
-NÃO! Não vou a farra nenhuma! Tás a julgari, qui eu tenho “kitari” à toa ou quê? E mesmo qui tivesse, não ía! Estão a “kangar” um gajo!
-QUEM???? 
-Aquele chefe, qui a cara dele é comprida e o “muezu”*** parece de “kisuto”****….

LHI CONHECES?

-É “PIMBA”, meu Irmão! “Makuto-Kaxe”!É “boato”! São os gajos da Vila Alice, qui ti estão a “enfiar” uns “Bugues”, só p’rá não ires nu Desportivo de São Paulo! ”Bugueiros” di merda!
-Achas?
-Acho pois! Tão ta Aldrabar. Eles combinaram vir gritar as mentira de nos “intrujar” cada vez mais, as autoridades qui mandavam na “Munenga” tinham dado ordem nos “Kapita” pra o povo todo ir na Vila Alice e não ir no São Paulo!

É assim! Coisas do antigamente, qui si repercutiram nos dias d’hoje! Nascemos Aldrabões e, vamos a continuar a aldrabar o Povo na sua essência.

Glosário:
*Kileba=alto **mijeje=barbas de milho; alusão ao brilho ***muezu=Barba ****Kisuto=Bode
Banga-Ninito
 
2013

Sem comentários:

Enviar um comentário