TuneList - Make your site Live

22/04/2013

A“UNIÃO EUROPEIA”, O DESEMPREGO E A POBREZA!


A Europa não é uma questão ideológica, é uma aposta de sobrevivência. É o “venha a nós o vosso reino”! Meus Senhores: quando é que nos convencemos, que os Alemães querem vender os seus carros? E a França os seus “TGV’s”, ou alguma central nuclear? Quando é que nos “entra na cabeça”, que não passamos de meros peões ou de simples “lacaios” da “Troika”? É verdade que cada país tem a sua cultura “económico política” e que cada um pode sentir-se pressionado pelos outros. Mas é possível convencer os outros Estados derrubar, sem medo, certas manobras ideológicas, face a esta terrível crise da zona euro? Uma coisa é certa: o desastre atual, criado pelo desaparecimento do emprego, é dramático e é tempo de pormos cobro a essa carência tão desesperante, obstando aos acontecimentos, que daí possam resultar. 

O desespero dos desempregados é certo e imediato, como é o das crianças que sofrem com eles, ainda que não entrem nas estatísticas. E seria cegueira, não ver até que ponto os desempregados e a consequente pobreza são tomados como reféns, e como as populações ameaçadas são mantidas desse modo à mercê destes senhores da “Troika”! Quantos desempregados ficaram prostrados, perante a ideia de julgarem que se tinham tornado “inúteis”, quantos se consideraram humilhados, perante os filhos? Apresentar o “desemprego” como uma degradação, ou mesmo deixá-lo passar por tal, faz parte de uma propaganda demagógica, senão de tipo populista, uma vez que encontra muitas vezes uma adesão fácil; desprezar um “desempregado” permite não só desculpabilizar-se, mas também imaginar que se pertence a uma ordem superior e protegida, e ficar com a ilusão, mantendo-se à distância com aquilo que suporta, de afastar com ele esse desemprego que ameaça e que nós próprios tememos.

A Europa, meus Caríssimos Amigos, já não é a fortaleza de bem-estar que foi. A União Europeia, já não é e não pode ser o simples projeto de um mercado comum de bens e serviços entre Estados prósperos e soberanos, um seleto clube onde se sentava a “dominante classe” do planeta. E assim não é, porque foi assaltado de fora tanto pelos novos pobres como pelos novos-ricos, os que dantes imaginávamos incapazes de competir. O que dantes eram apenas atrasados mercados de exportação para a Europa, são hoje ameaça sector por sector à indústria e aos serviços europeus. Os países da União Europeia e os seus ministros das finanças, tomam as pessoas por “Idiotas” sobre a “extorsão de diversos e variados Impostos (IVA TIPP, PIT, ISF, IVA e Consumo). Vivem em grande estilo, com o dinheiro dos Contribuintes. E os resultados estão aí! Só não vê…quem não quer!


Cruz dos Santos

2013
 

Sem comentários:

Enviar um comentário