TuneList - Make your site Live

04/04/2013

UM BOM LÍDER, É AQUELE QUE CONHECE O SEU PAIS!


Um líder político ideal, deve reunir algumas características que o distingam verdadeiramente como homem político em posição de poder. Tem que possuir capacidade de liderar; obrigação de conhecer o País e a sua gente. Tem que ser dotado de grande sensibilidade para acudir aos mais necessitados, nomeadamente aos sem abrigo, aos cegos, doentes, deficientes, idosos, crianças, e possuir a essência de um espírito de chefia.

Essa liderança não se aprende nos livros, mas deve ser conquistada ao longo dos anos, a partir de uma trajetória de realizações, marcada pela retidão moral, chamada “Ética”! Tem que saber que a fome, dá mais marradas que um touro tresmalhado e expor, sem medo, as suas ideias em vez de as impor. Deve pensar antes de agir, e, simultaneamente, reagir positivamente a elementos novos, ocupando o seu tempo de forma produtiva e não escravo dos seus pensamentos negativos.

Um excelente líder não é o que controla aqueles que lidera, mas o que os estimula a fazer escolhas. Não é o que faz temer, mas o que faz crer. Não é o que produz pesadelos, mas o que faz sonhar. Não é preciso ter dinheiro, fama ou “status social” para ser rico. Quem é respeitado como ser humano possui o mundo. Quantos portadores de “Sida” não sofreram e ainda sofrem segregação (separação racial)? Quantos imigrantes ilegais se sentem como escória social por não terem cidadania no país de acolhimento? Quantos consumidores de drogas, se sentem marcados com ferro em brasa como os animais no campo?

Termino, com um dos muitos discursos de Martin Luther King, proferido sob a bandeira de Lincoln, intitulado: “Eu tenho um Sonho” e que se adapta, salvo melhor opinião, a esta ditosa Pátria…que tais governantes teve...E tem, infelizmente!

“Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado do seu credo…que todos os homens são criados iguais…/ Eu tenho um sonho de que algum dia (…), os filhos dos escravos e os filhos dos senhores de escravos se sentarão juntos à mesa da fraternidade. Esta é a nossa esperança…/ Eu tenho um sonho! Com esta Fé (…) arrancaremos da montanha da angústia, um pedaço de esperança. Com esta Fé, poderemos trabalhar juntos, orar juntos, ir juntos para a prisão, certos de que um dia seremos livres…/ Quando deixarmos o sino da liberdade tocar em qualquer vilarejo ou aldeia de qualquer estado, de qualquer cidade, nesse dia estaremos prontos para nos erguermos.


Todos os filhos de Deus, brancos ou negros, judeus ou gentios, protestantes ou católicos, estarão prontos para dar as mãos e cantar aquele velho hino dos escravos: / “Finalmente livres!...Graças ao Deus Todo-Poderoso…”!

Termino com aquela frase do saudoso Raul Solnado: “Façam o favor de serem felizes”! 

Tenham um Santo e Feliz Dia!

Recebam um Abraço forte de Amizade


C. Santos

2012

Sem comentários:

Enviar um comentário