TuneList - Make your site Live

04/04/2013

JORGE FRAQUITELAS


Jorge é um dedicado funcionário de uma Companhia de Seguros em Luanda, quando vem para lisboa é colocada na mesma companhia de Seguros, e vai trabalhando e convivendo com os então amigos de outrora.

Conheci o Jorge nesses Convívios ao fim da tarde quando saiamos dos nossos empregos e nos reunia-mos no Dom Pedro, mais tarde no Restauração e no Leão Douro.

Jorge Fraquitelas adorava degustar, um prato com feijão e dobrada, cozinhada pelo Jesus que tem uma tasca na Rua dos Douradores.

Certa vez estamos num convívio no Restaurante “ O BESSA “ a degustar uns camarões e a beber uns finos, quando de repente o Jorge diz:

Vou ali ao Jesus comer uma dobradinha, ele preferia esta iguaria do que os camarões e os preguinhos ao alho no pão.
Mais tarde nos anos 1996, fiz-lhe um projeto para uma oficina de reparação e lavagem de automóveis, para ser implantado num velho armazém em Xabregas. O projeto foi aprovado e totalmente financiado, sei que nos dias de hoje o velho armazém continua na mesma, cada vez mais degradado. 

Sei que nessa altura já não trabalhava e ia vivendo de alguns esquemas um pouco subterrâneos, e pouco legais. Levando a vida sem responsabilidades, como se tudo o que ele quisesse acontecesse, e era isso que nós observava-mos.
Quando sua filha e o seu genro vieram de Londres e montaram, a fechada casa de fados a “GRUTA” no largo da Trindade e remodelando-o para um belo Snack-Bar, todos nós pensamos que o Jorge, iria mudar de vida, mas foi sol de pouca dura e ele continuo na sua antiga vida.

Quem privou com o FRAQUITELAS, era assim que os amigos o tratavam, jamais esquecerão da sua personalidade generosa, amiga. Sempre brincalhão. Jorge tinha muitos amigos, mas também tinha muitos mais inimigos.
Porque para alguns e principalmente amigos de velhos tempos e da velha guarda não foi muito correto, e um dia o que todos nós previa-mos, aconteceu.

Uma morte estúpida e brutal, sua esposa já tinha saído para o trabalho, ele fica sozinho, tocam a campainha da sua habitação, ele ainda com a Toalha de Banho enrolada ao corpo, depois do seu banho matinal, abre a porta e foi baleado, com vários tiros, cai morto e ali fica até darem com ele, pois os vizinhos viram a porta aberta e sangue à entrada, chamando as autoridades médicas e policiais, foi removido o corpo, pouco mais se soube, e nunca soubemos se os assassinos foram entretanto capturados. 

Foi com enorme tristeza e pesar que num almoço em que estavamos quase todos , nos comunicaram a todos nós o falecimento do nosso amigo JORGE FRAQUITELAS . 

Todos os confrades da Confraria do Penico Dourado, e outros amigos não podemos deixar de manifestar naquela hora trágica, as nossas mais sinceras condolências à família enlutada e todos os seus colegas e amigo. 

Descansa em paz amigo, teus amigos sempre se lembrarão de ti, por muitas e variadíssimas razões.


ZÉ ANTUNES

2009

2 comentários:

  1. Depois de ler por aqui os nomes destas "tascas" que frequentava na baixa, fico com a sensação que a "sua cara não me é estranha".
    Fala do D. Pedro, ( do amigo Henrique ) da Adega Rossio, do Jesus, que bela dobrada e melhor "penalty" do Cartaxo! E da Mó, e de tantos outros da Baixa...
    Continuo a ler o seu blog, como lhe disse em intervenção anterior sou um apaixonado por Angola sem ter vivido lá. Mas... ainda lá dormi algumas noites. Fiz serviço militar em São Tomé e escala em Luanda onde passei 15 dias em 74 e novamente em 75.
    Que linda cidade! Que saudades. Como diz o poeta - cantor: quem me dera um dia voltar a Luanda.
    Ps: ainda mantenho nos meus papeis facturas de restaurante (Amazonas), cinema, autocarros, etc. Até uma toalha de praia comprada na Mutamba.
    Na Almirante Reis lá está o Amazonas lido por dentro, por fora Sanozamas.

    A. Madeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo
      Possivelmente somos conhecidos da baixa do Rossio, durante estes tempos todos desde 1975 que parava nesses locais, na Adega do Rossio era o Sr. Zé que quando ia de ferias oferecia o Barril de cerveja até acabarmos, nos últimos 5 anos e porque a vida dá muitas voltas vou menos vezes, estive na Mó em Maio a falar com o velho Pinto,vou indo lá quando é para os almoços da nossa confraria. Mande noticias para este mail
      zeiantunes@hotmail.com )
      Um grande Kandandu

      Eliminar