TuneList - Make your site Live

09/07/2012

ALMOÇO DA BETTY

Porque sendo a última pessoa que na nossa Juventude infância ainda não se tinha apresentado ( andava desaparecida e aqui tão perto ) e depois de aturadas investigações sobre o seu paradeiro o Domingos Castro conseguiu por duas vezes localizar onde se encontrava esta nossa amiga de muitos anos da nossa meninice.
O Zé Antunes foi ao encontro dela e de repente gerou-se telefonicamente, ou por mail um movimento de ansiedade por um reencontro de toda a malta.


Restaurante Ritualgosto

Organizou-se um almoço  no Restaurante RITUALGOSTO ali para os lados de Moscavide, em Lisboa, que, sem exagero. Se poderá designar  um Almoço-convívio dos antigos moradores e frequentadores da Rua de Serpa, em Luanda almoço esse que foi no dia  07-07-2012.

De salientar as presenças de tão ilustres convidados:

BETTY, CELINA, MINGUITOS, MILA, HENRIQUE GUEDES, DININHA, VIRINHA, CACITO, SÃO SEQUEIRA,GRACIETE, JOSÉ ARTUR, BINA, QUIM, CREMILDE, TÓNIO, PAQUITO, ROSÁRIO, CARLOS , JOÃO MIGUEL, ZÉ ANTUNES E SÃO RIBEIRO.

Convívio de uma forte, longa e sã CAMARADAGEM e de uma Amizade desmedida, inexplicável, ornamentada de muitas saudades sentidas, ao longo de todos estes anos de separação!
Houve uma primeira recepção na estação da Gare do Oriente dado que  muitos amigos e convivas. Residentes no  norte do País, viriam de comboio.
Cumprimentos e abraços  de boas vindas a cada um que ia chegando,  os diálogos  eram  as  lembranças e  as recordações outrora vividas. Emocionante! Depois encaminhámo-nos todos para o Restaurante. A pé. Nem se deu conta da distância, tal era o contentamento.
O silêncio manteve-se durante a operação do enchimento das  barriguinhas. O vinho e a Sangria caía nos copos e dali para as goelas sedentas. Liberta as vozes, entrou-se na animação, o que é natural quando nos damos bem com o “ Baco “. Viram-se algumas fotos que alguns convivas trouxeram a recordar a nossa infância. A Betty fez um pequenino discurso sobre o encontro e eu transmiti a todos uma  mensagem  vinda do Brasil de Pindamonhangaba da Mélita que gostaria de estar presente que  desejou felicidades  e  tudo de bom para todos.

Todos escreveram uma mensagem que reza assim:

ZÉ ANTUNES – Encontro apaixonante da Betty com todos nós,  relembrando a nossa infância e os 37 anos que esteve separada deste grupo, que seja o primeiro convívio  de muitos mais.

HENRIQUE GUEDES – Finalmente conheci gente que já conhecia.

DINA – Reencontro de amigos de infância

CACITO – Muito contente por reencontrar pessoas ao pé das quias fui tão feliz.

SÃO SEQUEIRA – Adorei ver os jovens da minha rua de Luanda, sinto ser a tia de todos.

SÃO RIBEIRO – Finalmente encontrei a Betty, e outros amigos que não via à muitos anos, tais como D. São Sequeira, Virinha, Dininha  e Cacito, e encontrar amigos que só os vejo nos almoços do Bairro Popular nº 2.

ROSÁRIO – Adorei ver e estar junto de amigos que não via à muito tempo, um dia bem passado.

CELINA – Alegria indiscritível! Recordar momentos felizes vividos na minha infância/juventude. O tempo não volta atrás mas no futuro que nos espera permanece a AMIZADE. Aquele xi-coração apertadinho.

BINA – Gostei muito de encontrar a Betty e os outros amigos e amigas de Angola o meu muito obrigado a todos.

CREMILDE – Adorei bué, ver esta malta fixe, principalmente a Betty que nunca mais a vi desde que sai de Luanda, beijos.

MINGUITOS – Dia memorável que se irá repetir

PAQUITO – Que este dia se repita por muitas vezes

CARLOS – Adorei ver todos estes meus amigos, obrigado

JOÃO MIGUEL – Eu como o mais kandengue, gostei façam mais

JOSÉ ARTUR – Gostei muito do convivio, que se repita por mais vezes.
 
BETTY – Ufa! Que dia tão cheio! Intensidade, mas que alma, que vida! Não há palavras que transmitam o sentir. É tudo excelente, tudo bom ver-nos juntos.

GRACIETE – Que bom reencontrar velhos amigos de Angola, como é bom relembrar velhos tempos, vamos repetir mais vezes estes bons momentos, obrigado pelo contacto, muitos beijinhos, adorei a parte final, parabéns pela nossa história, beijinhos.

 
Mais umas larachas daqui e dali, histórias esquecidas , mas que depressa nos lembramos,  e depois de muito convívio  deu-se a  ida para a casa da Betty pois ela queria que todos nós fizéssemos um brinde com  um bom espumante, a este  reencontro com todos os seus amigos.
Começou por nos surpreender com a entrega, a cada um,  de um barquinho de papel, cheio de cor ( Luanda era colorida ) feito muitas vezes na nossa meninice. Cada barquinho continha um excerto da história, que não era senão a história destes meninos que agora se reencontraram.
Os barquinhos estavam numerados, foram entregues aleatoriamente e os convivas tinham que estar com atenção para saberem quando era a sua vez de lerem o seu excerto. Ei-la:

 
 A NOSSA HISTÓRIA

 1
“ Era uma vez”.... sim .... as histórias felizes começam assim.
Era uma vez .... uma terra grande .... muuuuito grande, bela, muito bela.
 
2
Qual é, qual é?
Angola pois claro!
A capital Luanda, linda, linda.... sedutora....
 
3
Com os cheiros da terra imensa, das frutas infindáveis, das árvores frondosas.....
O embondeiro, lembram-se? Aquilo é que era árvore!!!
 
4
Era uma vez uns adolescentes, jovenzinhos reunidos nesta terra bela......Luanda!
Que nome bonito!
E na rua de Serpa.... eram motas, jipes descapotáveis,
 
5
Era o mini Morris, era o Carmen Guia, era cor, era leveza, era alegria.
Somos nós os jovens dos anos 70,  que ríamos brincávamos, bailávamos
 
6
Ai, ai, ai, ai.... uma “matacanha”.... que comichão!!( se não sabe o que é, experiencie e ..... verá!) É só meter o pé descalço na terra africana! Nos quintais, os animais também viviam felizes..... os coelhos ..... tão bonitos eles eram!
 
7
E as duas corças que os Sabinos tiveram? Uma fugiu logo no dia seguinte. Não gostou da “ prisão “  E as videiras? Lembram-se ? Duas vezes uvas ao ano....Aquilo é que era produzir!!

8
Ah e não esquecer o carro da “ Tifa “ o carro do fumo, ena pá que bafurada!  Ficava tudo desinfetado.... e as pessoas? A vida, que vida! Decorria cheia de energia, a luz era imensa, o espaço era imenso..... tudo em grande..... mas ....
 
9
Quando tudo parecia em franco progresso apareceram uns criminosos que
 “ correram “ com as pessoas que viviam felizes em Angola.
“Correram com elas “ – tal e qual ?
E assim chegaram à  “Metrópole” sem nada
 
10
Só a saudade e a tristeza.
Espavoridos cada um foi para seu lado, Cada um lutou heroicamente numa guerra de sobrevivência e de empreendedorismo.
 
11
E sobreviveram e empreenderam.
Conseguiram, venceram, mostraram a qualidade
Um ano passou. Muitos anos passaram
 
12
No ano de 2012, a “bisbilhotice”  da net promove o reencontro.
O Zé Antunes, grande movimentador de massas e o Minguitos, o não desistente
 
13
Descobrem  a “ Ave Rara “ que não mais dera à costa
A Betty apareceu e gostou do que soube e do que viu. Adorou saber que a malta Luandense está bem, muito bem
 
14
Perdidinha, cheiinha de vontade de ver as carinhas dos jovenzinhos de outrora, não descansou enquanto não se acertou um encontro.
É preciso, é urgente respirar, abraçar, sentir, com alma!
 
15
Hoje 07 de Julho de 2012 aqui estamos todos em amena cavaqueira, deliciados com tanta beleza.... que somos nós. Somos muito bonitos, porque os laços não se desfizeram, porque
 
16
Continuamos a gostar uns dos outros e a desejar o melhor o melhor do mundo a cada um. Viva nós…
A história vai continuar…. Com alma!!!

Como os amigos que residem no Norte do Pais tinham que ir embora porque o comboio era  ás 17h30, deu-se a debandada geral, pondo fim a este encontro  de  bons amigos, em homenagem ao reencontro, 37 anos depois , e por estarmos ainda em contacto  uns com os outros e  termos o privilégio de nos reunirmos de quando em vez,  e sabermos onde está cada um de nós,  e nos lembrarmos das nossas pequenas histórias.


Rua de Serpa o encontro

KANDANDUS  A TODOS  OS AVILOS
E BEIJINHOS A TODAS AS GARINAS

ZÉ ANTUNES
  2012

2 comentários:

  1. Apesar de os fotógrafos terem cortado convivas , não podemos deixar de reconhecer que este pessoal é do melhor.
    Inolvidável! isto é que é VIDA SÃ!!!!!
    beti sabino

    ResponderEliminar
  2. Mas há mais fotos e bem tiradas, vou mandando para o pessoal ver e dizer de sua justiça

    ResponderEliminar