TuneList - Make your site Live

09/07/2012

DESABAFOS… PERDOA-ME LUANDA

De uma amiga, professora, jornalista, mulher de mil artes mas acima de tudo, angolana que ama seu povo e a sua terra, mas que tem o azar de ter as suas raízes em dois continentes ...
Perguntam-lhe sempre porque deixou de viver em Luanda. Dá sempre a mesma resposta.

Cansou! Da falta de energia, de andar atrás de camiões cisternas para ter água em casa, cansou das filas intermináveis no trânsito, dos corruptos, da discriminação contra mulatos (segundo algumas pessoas, todas de pele negra..., os mulatos são muito armados e geralmente ricos, por isso, merecem ser maltratados).

Cansou das discotecas com porteiros negros e que a deixam entrar a ela mas, barram as amigas negras dela, porque "mulata atrai". Complexados!
Cansou dos mal educados da DEFA, do gerador velho que todas as semanas avariava, de não lhe venderem combustível para o gerador nas bombas, "porque não se vende". Ai sim?
Num país que tem cortes de energia diários, onde os alimentos cheiram a mofo nos frigoríficos porque mesmo quando há energia eléctrica ela não chega para arrancar alguns electrodomésticos.
Cansou  dos vaidosos, que moram no musseque e andam de Prada, que vivem de aparências, são 'mobília de muitos clubs' mas, comem funge 7 vezes por semana, não por escolha mas, para poupar para festas de 100 dólares.
Pessoas que nunca te convidam para as suas casas, marcam encontros em grandes restaurantes porque, na realidade, têm vergonha das próprias casas.

Cansou da exploração, quem trabalha sem preguiça e tem dois palmos de testa é para ser explorado ao máximo e, fazer o trabalho de 5 pois a Lei do trabalho - como muitas outras - foi engavetada e comida por ratos, cansou também das professoras do Infantário que ensinam "Ou me matam ou quê" aos putos. Cansou.

Assim, em Dezembro de 2010,  voltou para casa, para Portugal.
Onde são mais pobres, onde diamante não se vê nem em montras de lojas, onde não têm um único centro comercial, onde há poucos carros de luxo ainda a circular mas, as pessoas moram em casas a sério e não ganham 4 mil dólares, nem perto disso. Ela ganha  quatro vezes menos do que ganhava lá mas, vive quatro vezes melhor.
Tem saudades e vai voltar com certeza - se não virar persona non grata depois deste post - mas, a passeio. Quer rever o mussulo, ouvir boa música no 'Domingo Vivo' do Miami, comer o peixinho grelhado da Chicala, percorrer os corredores do Belas, falar crioulo na Praça do São Paulo, rever amigos e visitar Benguela, Lobito e Lubango. Visitar Porto Amboim e Huambo e matar saudades do português cantado dos angolanos.
Saudades sim e, muita pena de ver angolanos da South ou dos States falarem mal do seu país no facebook enquanto demoram 15 anos a fazer um curso superior no estrangeiro.
Enquanto lá esteve deu o seu humilde contributo para o desenvolvimento daquele país. Ensinou primeiro no Ispra e depois na UnIA tudo o que lhe tinham ensinado a ela sobre jornalismo, corrigiu erros ortográficos crassos a jovens e adultos mais velhos do que ela, deu sermões e foi apelidada de 'chata' por alguns alunos (outros preferiam amenzar a ofensa e chamavam-lhe 'a competente') mas, puxou por eles e viu muitos progredirem e serem eles agora os contribuintes para o desenvolvimento económico e social das terras de Agostinho Neto. Apresentadores de TV, artistas de teatro, realizadores de cinema, jornalistas e até misses ficaram com um pouco do melhor que ela tem para dar.E ainda ajudou a fundar o primeiro canal de televisão privado do país e agora acompanha a sua degradação ao longe por incompetência de gestão.
Chegou a hora de ajudar o seu país e, ser mais feliz.
Perdoa-lhe Luanda porque não aguentou mas, aprendeu a amar-te como és e a desejar dias melhores para ti.
Nota: Por questões de proteção e segurança, não colocaremos a fonte.

ZÉ ANTUNES

Sem comentários:

Enviar um comentário