TuneList - Make your site Live

22/07/2012

EURO: A MOEDA QUE TROUXE MISÉRIA ?

Tanto se falou na integração da "União Europeia", assim como na nova moeda...o "Euro".. Que a Europa seria uma autêntica muralha defensiva para todos nós, difícil de transpô-la, e que unidos, nós portugueses, só teríamos a ganhar, com essa forte unificação. Na verdade, foi um golpe psicológico inteligente, onde tudo não passou de um sonho, de uma desilusão, de uma fútil aposta ou percepção elementar, acompanhada de um capricho e teimosia, de alguns políticos (advogados e economistas).

Hoje, só se fala em erro, em falha financeira. "O velho sonho de uma língua mundial que aboliria a Babel da competição entre os idiomas é Quixotesco por motivos óbvios. Ninguém vai aprender uma língua, que praticamente ninguém fala. Agora, pense no "Euro": e se ele acabar virando uma moeda europeia entre muitas, em vez do equivalente monetário de uma língua franca?" É que os Alemães, já falam em "ressuscitar o marco", em vez de resgatar economias quebradas como a da Grécia.

É trágico que o sistema europeu, já se encontre dividido em duas "camadas", e que a de baixo seja ocupada pelos próprios países - Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda - que mais beneficiaram da ascensão à União Europeia. A forma como a Grécia se comportou ao esconder as suas dívidas, ofendeu os Alemães. E são, todos esses conflitos gerados à volta do "Euro", nomeadamente entre a Alemanha e a Grécia, que fez com que o Ministro Grego das Relações Exteriores, relembrasse a "ocupação da Grécia pelos Alemães, bem como a transferência das reservas de ouro do país". Bom!, com todos esses desentendimentos financeiros, onde uns tentam viver à custa dos mais pobres, com pesados juros e sacrifícios, irá criar-se uma atmosfera de revolta (que já está a ocorrer em alguns países), em vez da tal "Unificação" que todos desejava-mos! E vai ficar muito pior, quando os Alemães começarem a "resmungar", que precisam de "apertar" o próprio cinto, para subsidiar outros regimes menos eficientes. Aí, perguntamos: "-o que vai ser do nosso sonho?" Um futuro promissor, auspicioso e risonho? Provavelmente...que Não! Porque há, efectivamente, alguma coisa na história da Europa, que ficou por contar, envolta em muita precipitação e...imprudência...!
Cruz dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário