TuneList - Make your site Live

16/07/2012

GAMBUZINOS



Em Luanda havia alguns adeptos de uma caçada que era organizada para rececionar os recém chegados da Metrópole chamada caçada aos gambuzinos. Um grupo de brincalhões convencia a vítima a participar dessa caçada que teria que ser no período noturno

Afinal o que são gambuzinos ?. Alguém já os viu

Gambuzinos não existem sendo, portanto, seres imaginários. Os convidados em participar dessa caçada eram normalmente pessoas ingénuas, a vítima era levada para um lugar ermo, longe de áreas povoadas normalmente na Estrada do Golfo e convidada a bater em uma lata, cujos batimentos ouvidos pelos gambuzinos, eram atraídos para aquele local. A vítima destas brincadeiras era convencida de que a turma munida com sacos e estrategicamente escondida capturavam esses seres. Na verdade nós regressávamos para o Bairro e o desgraçado cansado de tanto bater na lata quando se apercebia que tinha sido ludibriado com uma brincadeira, parava de tocar regressando ao Bairro ou então era recolhido após algum tempo pelos próprios amigos.

Pois meus amigos, fui muitas vezes ao "Panguila" caçá-los, juntamente com outros "Mávilos" Luandenses e não fazem ideia a loucura de sabor, que esses petiscos têm?!! E que Saudades meu Deus! Então "grelhados" na brasa e acompanhados de Cacusso com feijão de óleo de palma...MEU DEUS, não vos digo nada!

Mas...não é com o bater de latas que se caçam?!!! Quem é que vos disse isso, enganaram-vos! Eles são bons, muito saborosos mesmo, quando são apanhados junto ao rio...no escuro e em silêncio!! Leva-se um saco de mateba, com um "rabo de junco" lá dentro, preso por uma patita; Abre-se o mesmo e coloca-se perto do rio...Afastamo-nos para uma distância cerca de 10 / 15 metros. Depois, muito devagarinho, cantamos uma das músicas do Elias Diá Kimuezo e, simultaneamente, rezámos 2 avé-marias à Nª. Srª. da Muxima. ÉH!! Vais vê-los...a entrar no saco, às centenas!! É claro que depois temos que separá-los e selecioná-los! Os que têm o ventre amarelo, são altamente, venenosos; os de barriga vermelha, fazem mal aos intestinos mas não matam um gajo....Mas, aqueles que têm o bucho AZULADO! Porra...não vos digo nada!! Uma loucura! Nem churrasco, nem mesmo o leitão, sabem assim tão bem!
Uma vez, eu, e um grupo de 6 avilos, comemos cerca de 150 Gambuzinos (cada um), bem tostadinhos, assados por aquelas "aleijadinhas" (irmãs gêmeas) do BÊ-Ó, que acompanhamos com um Palheto (Banga-Sumo), comprado na tasca do "Campinos"...que só Deus é que sabe?!! Gambuzinos daqueles nunca mais encontrei nenhum! Um dia, disseram-me que num restaurante da Costa da Caparica, havia-os lá e muito bons. Fui, mais uns "Deguebos"...porra, nada que se parece! Já estavam todos queimados do gelo....eram provenientes de
Moçambique...Grande M…..!!!

Mas...se estiverem interessados, tenho aqui um amigo que trabalha na Judite, um Inspetor-Chefe, que costuma ir a Angola, dar instruções à DISA e o fulano, se eu lhe pedir, com toda a certeza trás-me aí cerca de 10 kilos...só que temos que depositar já cerca de 100 euros...se quiserem, podem enviá-lo pelo correio, que dentro de 15 a 20 dias...estão cá e...fresquinhos.



PS:
Aguardo o dinheiro. Não se esqueçam???

Sem comentários:

Enviar um comentário