TuneList - Make your site Live

20/07/2012

RECORDAÇÕES DO Bº. POPULAR Nº2

Cinema S. João

Cine São João, Rua de Serpa no Largo do Bairro Popular nº. 2 cinema que marcou muito a minha infância. Olho as fotos e parece que estou a viver as matinés ao Domingo. Entrada de portão de ferro do lado direito à esquerda as bilheteiras entrada com um grande Hall e o bar atrás das bilheteiras e atrás do Ecran eram os sanitários de um lado homens e do outro mulheres, ecran esse com um pequeno palco para variedades. Esta descrição é do cinema novo, porque o velho era com bancos de madeira e não tinha declive na plateia. Quantos filmes vi neste cinema, ( pedi ao sr. Reinaldo gerente do cinema para trabalhar no bar só para assistir aos filmes). Num belo domingo fui ao fim da tarde a uma matiné mais a minha namorada que é hoje minha mulher vim directo do moto – cross e como tinha dado uma bassula estava todo dorido e não me sentia bem, fiquei doente nessa noite, a garina perguntava o que é que eu tinha e eu para me mostrar forte dizia que estava tudo bem.

                                                               2005 – Cine são João


O Bar S. João ( Matias e Jorge )
Bairro Popular nº 2, Bar São João no Largo, Matias e Jorge os seus proprietários,  a acompanhar as Nocais , as Cucas e os finos, lá vinham uns pratinhos de ginguba e tremoços ou uns pratinhos da famosa dobrada com gindungo  que era para se beber mais uma cervejolas para apagar o quente do picante. Um dos empregados que eu  me lembro era o Joaquim sempre na berrida a servir as mesas pois o pessoal gostava de bebê-las bem fresquinhas.

Curioso ninguém bebia  água. Era neste bar que o maralhal se reunia e convivia no  dia a dia, contando as suas histórias.

Mesmo com a guerra civil já dentro de Luanda, o Bar São João estava sempre cheio e como a cerveja já não abundava, tinha-se obrigatóriamente que ser acompanhada com pratinhos dos ditos cujos e bitoques tudo a pagar. Eram pratos cheios que voltavam para a cozinha,  porque a malta queria era beber porque a sede apertava e o calor era imenso.

Muitas vezes estavam aos tiros M.P.L.A e F.N.L.A  e nós só saiamos quando parava o tiroteio, parecia que estava tudo combinado, e lá saiamos e cada um ia à sua vida.

 
As Farras





Tempos em que no Sábado à noite se ia dançar ali para o clube do Bairro do Sarmento Rodrigues, do Clube do Bairro Popular nº 2, na Boavista, na Textang, no Ferrovia, no Clube da Terra-Nova, Casa do Alentejo, Casa do Minho ou no Transmontano e dançar ao som do Nelson Ned. E outras músicas  soul, para estar bem agarradinho. Depois, no Domingo de manhã pegar na toalha e ir desfrutar das águas cálidas do Atlântico, na praia da Floresta, na de S. Jorge, no Restinga, na Tamar, na Praia do Sol, na Barracuda,  até o sol se afundar no mar e ouvir o silvo como se ele fosse esfriando para esse mesmo sol se transformar em Lua.
 
                                                Espanhola, Zé Antunes, São Ribeiro, Paquito, Rosário 
                                                e de costas a Bety Sabino ano de 1973



 


ZÉ ANTUNES

   

2 comentários:

  1. Vivi no Bairro Popular e no Sarmento Rodrigues, onde tive como amigos os irmãos Antunes, José e Mário. Será que estou a falar com um deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Carlos Rocha eu sou o Zé Antunes, tinha dois irmãos ( Nando e Victor ) e uma irmã Mélita morava na Rua de Serpa no Bairro Popular.
      Os dois irmão que possivelmente se refer e que moravam no Sarmento Rodrigues são o Carlos e o Mário Antunes que se encontram na Suissa.
      se me quiser contactar por mail ( zeiantunes@hotmail.com) todos os anos no primeiro sabado de Maio organizamos o almoço anual dos Bairros Populares, Sarmento Rodrigues e Palanca Kandandus

      Eliminar