TuneList - Make your site Live

09/07/2012

BENFICA

Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos maiores clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial, tal como os outros clubes portugueses pertencentes aos "três grandes". As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo. Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 160.000, na altura, atingindo agora os 230.000 sócios. Foi considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX[ Além do futebol, este clube distingue-se também noutras modalidades. Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, chamada Vitória.
Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (24 elementos de onde se destacava a figura de Cosme Damião), criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única secção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o mote          "E Pluribus Unum".
O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting,  o que contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica (que tinha como prática o Ciclismo), levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica, na data de 1908, a real data de fundação do Clube.
Contudo, as dificuldades mantêm-se. Nestes primeiros tempos, o Benfica salta de campo em campo. Em 1913 muda-se para Sete Rios, mas devido à elevada renda, quatro anos depois o clube vê-se obrigado a mudar para o campo de Benfica, onde em 1919 efectua, pela 1ª vez em toda a península ibérica, jogos nocturnos. Em 1925 o Benfica compra uns terrenos nas Amoreiras e fica pela 1ª vez proprietário de um estádio, com capacidade para 15.000 espectadores. É neste estádio que o Benfica conquista os primeiros títulos nacionais.
O número, a 30 de Dezembro de 2006, oficial de sócios pagantes era de 161.410, o que faz actualmente do clube o maior do mundo nesta área. Neste dia, o clube entrou para o Livro Guiness dos Recordes pelo feito alcançado.
Nasci de uma família benfiquista, tanto da parte do pai como da parte da mãe, da parte da mãe só o meu tio José Martins defendia dois clubes o Torreense e o Sporting, a irmã do meu pai a  Esperança benfiquista, mas o marido o André do Patrocínio,  Portista dos sete costados. Minha tia Algiza Branca benfiquista ferrenha, pagava as cotas a alguns  sobrinhos, a saber Paulo, Mónica,  Zé Manel e Pedro, solteirona, pois o primeiro e único namorado que teve quando se confessou Sportinguista foi corrido por ela e nunca mais apareceu, faleceu solteira.
Dos meus irmãos e ficariam todos benfiquistas de não fossem as brincadeiras de garotos nos jogos de futebol de mesa com caricas e com as caras de jogadores, para cada um ter a sua equipa, o Fernando escolheu o Sporting e é sportinguista até hoje e o Victor que ficou com o Porto e é portista também até  aos dias de hoje.
Nesta época nos anos 50, o Benfica estava no topo tinha vencido em 1950 a Taça Latina frente ao Bordeus de França após prolongamento 3-3 no tempo útil de jogo 2-1 no prolongamento, A Copa Latina ou Taça Latina foi uma competição realizada entre 1949 a 1957 por clubes da França, Itália, Espanha e Portugal. Durante o início dos anos cinquenta, a Copa Latina foi um dos mais importantes torneios europeus, organizado pelas respectivas federações. Esta taça nunca teve o reconhecimento oficial da FIFA, por não se respeitarem as regras de jogo, assim como nunca foi incluída em alguma base de dados estatística do organismo máximo do futebol mundial.
A 15 Junho de 1953, uma grande romaria em Carnide, com uma multidão entusiasta e vibrante a festejar o princípio das obras no estádio do Benfica, e começou ai a construção do Estádio da Luz. Em 1954 esse ano particularmente importante para o Benfica termina com a inauguração do Estádio da Luz, também conhecido por Estádio de Carnide. Foi 1 de Dezembro de 1954 e ficaria como a grande vitória do presidente Joaquim Bogalho, o «homem do estádio», cuja força de vontade bastaria para consumar um sonho. A 9 de  Junho de 1958, inauguração da iluminação no Estádio da Luz.  
Nessa época dos anos 60  quase todos eram do Benfica,  clube que recebia dinheiro do seu presidente Mauricio Vieira de Brito que tinha grandes investimentos em Angola na área do café e do algodão. Meu pai torcia pelo Mirandela sua terra natal mas como  veio novo para Lisboa e foi morar antes de ir para Angola no Poço do Bispo, ai ficou do Benfica, onde conheceu o José Macedo Vitorino Encarregado Geral da Empresa SONEFE  que o haveria de levar para Angola, para a Barragem de Cambambe no Alto Dondo,   e diz a família,  que acompanhava a minha tia Branca ferrenha do Benfica desde sempre e que morava na Rua Castilho e era empregada do Comendador para o Ultramar “ Dr. Lopes Alves” e que lhes arranjavam bilhetes para assistirem aos jogos no Campo da serração no Lumiar que era propriedade do Sporting  onde o Benfica  estava antes de se mudar para o novíssimo  Estádio da Luz.
No ano seguinte nasci eu, e o meu pai embarcou para Angola, quando da minha vinda a Portugal em 1970, minha tia branca ofereceu ao Benfica a campanha do azuleijo em que inscreveu o nome de toda a família (Manuel, Esperança, Madalena, Júlio, Algiza Branca e Delmar) e ofertou a quantia de 5.000$00 que na época era muito dinheiro. Da família da minha esposa também são todos benfiquistas, eu sou sócio à mais de 25 anos e recebi já o emblema de prata. E a  geração futura meu filho é sócio do Benfica á mais de 25 anos também com emblema de prata, e a minha netinha Beatriz também já é sócia do Glorioso. Desde Outubro de 2010.
Na década de 60 foram as Taças dos Campeões europeus O domínio do Real Madrid chega ao fim através de seu maior rival doméstico, o Barcelona, na primeira fase do torneio de 1961. O Barcelona foi até à final nesse ano no Wankdorf Stadion em Berna, na Suíça, onde foi derrotado pelo Benfica. O Benfica, capitaneado pelo avançado José Águas, tendo como líder no meio-campo Mário Coluna de Moçambique, que juntamente com Eusébio, na época seguinte, defenderam o troféu vencendo o Real Madrid 5x3 na final no Olympisch Stadion, Amsterdão, Países Baixos, num dos jogos mais incríveis da história da Champions League; O Benfica, vindo de Portugal, país que ainda possuía à data uma vasta população devido às suas possessões coloniais, conseguiu surpreender o Mundo numa fantástica corrida ao título de campeão Europeu de clubes e tornou-se num dos 11 clubes lendários classificados pela FIFA.
O Benfica chega então à sua terceira final consecutiva em 1963, mas desta vez perde a primeira de duas finais para o Milan. Esta grandiosidade do Benfica evoluiu o futebol interno em Portugal, dando assim a selecção Portuguesa condições de chegar ao terceiro lugar na Copa do Mundo composta toda pelos carismáticos jogadores do plantel do Benfica, alguns nascidos nas colónias portuguesas, que vieram a fazer parte da equipe titular no Mundial de 66… Mas quem dava nas vistas nos anos seguintes era o rival de Milão, Internazionale que venceria o troféu em 1964 e 1965 ganhando ao Real Madrid e ao Benfica, respetivamente. A semifinal de 1965 foi memorável devido a controvérsia entre a Inter de Milão  e o Liverpool, que resultou em alegados subornos e o resultado combinado para a equipe italiana que a jogar em San Siro venceu por 3 a 0.
Esta era foi terminada pelo Real Madrid, que desta vez levou a melhor sobre a Inter na semifinal de 1966. O outro finalista foi o Partizan Belgrado que saiu derrotado por 2-1 no estádio Rei Baudouin, em Bruxelas. O Real conquista assim a sua sexta final da Taça dos Campeões, da qual apenas Paco Gento jogou todas as finais.
Um ano depois, o Manchester United  tornou-se a primeira equipa da Inglaterra a vencer a competição, batendo o Benfica por 4 a 1 no prolongamento no Estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra. Esse jogo foi incrivelmente equilibrado e apesar do Manchester ter feito três golos no tempo extra, o Benfica poderia ter ganho o jogo no tempo normal quando o extraordinário Eusébio da Silva Ferreira perdeu uma chance fácil nos segundos finais. Jogo relatado na Emissora Nacional pelo falecido radialista Artur Agostinho. Ai vi meu pai a chorar por esta final perdida,  chorou ele e chorou o nosso vizinho o Sr, Mário Mota, que ainda hoje é vivo e  adepto do Glorioso.
Meu pai não ia muito a manifestações desportivas, lembro-me de irmos ao Estádio dos Coqueiros para ai no ano de 1968 a quando de um sarau desportivo da escola onde atuei,  todo fardado de branco com os famosos ténis da Fábrica da Macambira, e com bandeirinhas, fazíamos várias figuras todos conjugados e alinhados,  assistindo depois ao jogo da seleção de Luanda – Seleção de Cabinda em futebol de 11 e onde o meu irmão Victor disse a  celebre frase  “ o que vale é a bola ser redonda,  olha se fosse quadrada”. Ainda assistiu a 10 de Agosto 1969 ao jogo Benfica Sporting, que para mal o Benfica perdeu com o Sporting por 5 - 2, mais tarde em 1973 e a convite do Sr. Figueiredo padrinho do meu irmão Fernando, fui com meu pai e com o Sr. Manuel Resende e outras pessoas  assistir nos Coqueiros  ao jogo do torneio Tap entre o Benfica e o América do Brasil, resultado final 1-0 o  Benfica perdeu,  tendo o América ganho o troféu.
BENFICA CAMPEÃO 2009/2010
São 32 os campeonatos ganhos pelo SLB, mais que qualquer outra equipe portuguesa. O Benfica será sempre uma referência do futebol nacional pois foi, é e será sempre o Maior queiram ou não os que tudo fazem para denegrir as vitórias aquém e além fronteiras que o meu clube alcançou durante tantos anos. O Benfica é um colosso do futebol mundial.
Mais um Campeonato ganho e os vencidos em vez de deixarem festejar a nação benfiquista tudo fizeram para que isso não acontecesse. A violência gratuita de que foram sujeitos os benfiquistas em Braga e no Porto é própria de vândalos que não sabem estar na vida, que se quer de confraternização pois um jogo não é mais do que vinte e dois jogadores a darem pontapés numa bola. Mas há quem faça de um simples jogo a essência da sua existência. São os frustrados da vida. Eles existem em todas as equipas e não só nas outras. No Benfica também os há, infelizmente!

Este domingo foi o Benfica o Campeão, para o ano poderá sê-lo de novo ou não. Há que honrar os vencedores e vencidos. Mas a tribo do futebol terá sempre que se comportar como animais irracionais e voltarão as agressões seja quem for o campeão. Enquanto isso, o Governo aumenta o IVA, diminui o salário real, vão-nos ao bolso todos os dias mas isso que se lixe, o importante é o pontapé na bola. Pobre Nação que tais filhos tem.
O Benfica ganhou, é o Campeão!!! VIVA o BENFICA!!!
Época de 2011/ 2012
Boas perspetivas para esta época, começo com um empate no campo de Gil Vicente e também um empate na casa do adversário Porto ambos por 2 a 2
Mas um Golo em fora de jogo no jogo Benfica Porto no Estádio da Luz ditou a derrota do jogo por 3-2 e a perda do titulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário