TuneList - Make your site Live

04/07/2012

CONTO DO VIGÁRIO




Significado: Cair no “conto do vigário” significa levar um golpe, ser passado para trás, perder dinheiro, ser enganado.

A origem: Duas igrejas em Ouro Preto receberam um presente: uma imagem de santa. Para verificar qual da paróquias ficaria com o presente, os vigários resolveram deixar por conta da mão divina, ou melhor, das patas de um burro. Exactamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaram o tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igreja felizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com a imagem da sua santa. Mas ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora. Assim, conto do vigário passou à linguagem popular como falcatrua, vigarice.


Outra explicação: A segunda, veio da pesquisadora de Minas Gerais no Brasil Lourdes Aurora. Segundo ela, a expressão inicial era cair na conta do vigário, pois esses recebiam ouro roubado e pagavam pouco aos escravos. Várias igrejas foram construídas segundo Lourdes, pela conta do vigário. Daí que veio a palavra vigarista, pessoa que agia como os vigários.

Amigo e com muita confiança convivendo todos os dias foi o que se passou com um amigo já falecido que atrapalhou a vida de várias pessoas. Com a colaboração de um funcionário Bancário, assinavam vários aceites de letras bancárias ao qual receberiam uma percentagem, conto do vigário bem engendrado, tendo mais tarde todos os que procederam a esse esquema sido chamados a tribunal para regularizarem a situação tendo que pagar tudo, pois as letras eram por si avalizadas e o mais incrível é que o aceitante nem era conhecido pois as livranças eram forjadas com identificações falsas, logo ai viram no logro que tinham cometido. Esse amigo não tinha necessidade desses esquemas pois tinha um bom emprego numa seguradora da nossa praça, a esposa também trabalhava e ganhava razoavelmente bem, mas como viciado na noite e no jogo clandestino procedia a esses esquemas para poder ter avultadas somas de dinheiro, e para poder pagar as suas dividas de jogo, quem ficou mal foram inúmeros amigos que tiveram que vender muitos dos seus bens para poderem satisfazer os supostos empréstimos bancários. Últimamente andava sossegado fazendo uma vida até ai impensável aos seus amigos a chamada vida certinha, os amigos diziam agora é que ele ganhou juízo, pois já tinha recebido uma ameaça que mais dia menos dia o liquidavam, pois as dividas eram já muito elevadas. Mas foi sol de pouca dura a nova situação do seu modo de vida e até a convivência com os amigos, estavam todos boamados com tamanha mudança de seus hábitos, logo depois recebemos a triste noticia que tinha sido morto tragicamente, num dia foram a casa dele, tocaram a campainha da porta e quando ele abriu a porta foi baleado com oito tiros. Até hoje nunca se soube quem foram os assassinos

ZÉ ANTUNES

2010

Sem comentários:

Enviar um comentário