TuneList - Make your site Live

20/07/2012

SANTA ANA



Santa Ana ou Sant'Ana foi mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.
Veneração por – Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana
Festa Litúrgica – 26 de Julho
Atribuições – Menino Jesus, Sagrada Família
Padroeira – Viúvas, Carpinteiros, Avós, Rendeiras, Navegantes

Mulher nazarena que apesar de não ser mencionada nos Evangelhos, pela tradição da Igreja Católica seria a mãe da Virgem Maria e, portanto, avó materna de Jesus Cristo. De acordo com a tradição, era filha de Natã, sacerdote belemita, e de Maria, e foi a mais jovem de três irmãs bíblicas. Suas outras irmãs mais velhas seriam Maria de Cleofas, mãe de Salomé, e Sobé, mãe de santa Isabel, que geraria são João Batista. Casou-se com são Joaquim e por muitos anos permaneceu estéril, só dando a luz a Maria em avançada idade. Teria morrido pouco depois de apresentar Maria no Templo, consagrando-a a Deus, quando a filha contava apenas três anos de idade. Seu culto difundiu-se no Oriente, e no século VI o imperador Justiniano mandou erguer-lhe um templo em Constantinopla. Nos séculos seguintes a veneração expandiu-se também pela Europa. Em uma bula (1584) o papa Gregório XIII instituiu que sua festa seria comemorada no dia 26 de Julho, mês que passou a ser denominado mês de Sant'Ana. Venerada como padroeira das mulheres casadas, especialmente das grávidas, cujos partos torna rápidos e bem-sucedidos, é também protectora das viúvas, dos navegantes e marceneiros.

Paróquia de Santa Ana no Bairro Popular nº 2 em Luanda. E uma paróquia urbana, com bairros suburbanos. Dessa paróquia já nasceram três paróquias, com estruturas físicas feitas pela Igreja, escolas, salas para catequese e outro tipo de formação. Para além duma equipa de leigos comprometidos deixámos duas comunidades de irmãs que muito trabalham na pastoral e na promoção social escola, saúde, alfabetização.

                Santa Ana  ( foto net )
Neste momento a paróquia tem uma superfície muito reduzida mas com muita gente, cerca de 100.000 habitantes. Aqui trabalham os Padres Orlando Martins e António Frazão. Santa Ana pertence agora ao chamado Bairro Neves Bendinha.

Até aos anos 70 do século xx era o Páraco Costa Pereira que geria a paróquia e fazia-se as procissões de Santa Ana que percorriam algumas ruas do Bairro Popular com muitas pessoas a integrar o cortejo.

  Procisão  de Sant`Ana ( foto net )
  Procisão de Sant`Ana( foto net )


Boas festas no largo ainda kandengue, lembro-me que todas as ruas ficavam bonitas.

Estas festas em honra de Sant'Ana eram lindas!
Havia a parte religiosa onde a procissão era o "prato forte" e havia o arraial, à noite, onde todo o mundo se divertia nos bailaricos, cadeiras giratórias e os carrinhos de choque, o carrocel eram o que mais gostava, barraquinhas com os mais diversos jogos e tasquinhas com os mais diversos sabores (fazia lembrar, em ponto pequeno, a famosa Feira Popular). O espaço escolhido era mesmo o Largo em frente à Igreja, que naquele tempo era amplo.

Nos Santos Populares, eram as fogueiras em frente a igreja quem tivesse mais lenha e pneus fazia a maior fogueira.

       Largo do Bairro ( foto net )




ZÉ ANTUNES

Sem comentários:

Enviar um comentário