Hoje dia 29 de Março de 1995, passei a ser filho duma sexagenária. Estou de parabéns por ter uma mãe assim como tu. Estou de parabéns porque conseguiste fazer-me assim como eu sou. Estou de parabéns, mãe, porque além de seres a Minha Mãe ainda és a grande Minha Amiga.
Obrigado mãe por me aguentares estes anos todos e ainda seres capaz de ralhar quando a razão te assiste. Parabéns.
Um beijo grande, mãe, por este dia que está agora a começar.
Hoje dia 22 de Junho de 1995 foi o último por do sol para D. Maria do Carmo, a senhora minha mãe, hoje disse, no interior dela, que não queria ver mais o sol nascer. Assim mesmo, no perfume do ocaso, quando o último raio de sol dsapareceu no horizonte e as nuvens lhe dizeram boa noite, como eu lhe disse durante quase 60 vezes 365, ela não lhe ligou nenhuma. A vida tentou, retentou mas ela deve ter pensado que não era mais o por do sol de outros por de sois e então virou-lhe as costas e deixou-me aqui hoje a falar sozinho até ao dia que noutros paraisos eu a encontrar e dizer o tantos muitos obrigados que lhe fiquei a dever.No dia 18 de Junho ficaste nos meus braços e esperaste que teus filhos chegassem e se despedissem de ti para partires para outra morada.
D. Maria do Carmo, só lhe digo mesmo assim num ouvido que só nós dois poderiamos ouvir, obrigado por me ter dado a luz do sol que hoje não queres ver mais.
D. Maria do Carmo, obrigado por me teres visto sempre com esses olhos de ver o teu filho sempre criança.
D. Maria do Carmo, obrigado por teres zumbido nos meus ouvidos as zangas que zangaste e me fizeram ainda gostar mais de ti.
D. Maria do Carmo, senhora minha minha mãe, adeus e até um dia destes que eu sei vais ficar a me ver no cuidado que só mãe sabe ter.
Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
ZÉ ANTUNES
1995
Sem comentários:
Enviar um comentário