TuneList - Make your site Live

20/07/2012

HOSPITAL


O Hospital de Santa Cruz, que comemorou em 2005 o seu 25.º aniversário, iniciou a sua actividade a 23 de Abril de 1980, nas instalações de uma clínica privada criada nos anos 60 e que se encontrava desactivada na sequência do 25 de Abril de 1974. O projecto que esteve na sua origem era o de colmatar as carências que se faziam sentir em Portugal, nessa época, em termos de procedimentos altamente diferenciados nas áreas da cirurgia cardíaca e da nefrologia, situações em que era frequentemente necessário recorrer ao estrangeiro.Foi lá que fiz as cirurgias ásd minhas hénias inguinais.
                        Hospital de Santa Cruz em Carnaxide

As hérnias mais frequentes são as congénitas, produzidas por uma debilidade da parede abdominal possam surgir posteriormente devido a uma esforço excessivo, vómitos, esforço para tossir ou prisão de ventre.

O inchaço pode inclusive estender-se até à zona do saco escrotal. O diagnóstico de uma hérnia não deve suscitar receio porque, embora seja preciso operá-la, a sua detecção precoce é fundamental para combatê-la.



As causas
A hérnia inguinal surge na maioria dos casos quando o canal inguinal não se fecha completamente.

Diagnóstico precoce

Quando a hérnia é detectada tem indicação para ser feita uma cirurgia, para que a parte do intestino que provoca a hérnia seja recolocada na cavidade abdominal e o orifício por onde passava seja encerrado. A sua urgência dependerá do tamanho, características e evolução.

Uma hérnia inguinal é um problema frequente

A cirurgia

Regra geral o doente não fica hospitalizado mais do que umas horas, podendo regressar a casa no próprio dia. O facto de o doente necessitar de realizar uma intervenção cirúrgica após o diagnóstico, é muitas vezes causa de alarme, fica-se aterrorizados com a ideia de ter de se submeter a uma cirurgia. No entanto, estas intervenções são praticadas sem o menor risco, mesmo nos mais pequenos. A cirurgia - clássica ou laparoscópica - é a melhor solução para erradicar a hérnia, uma vez que esta tende a aumentar com o passar do tempo, podendo ocasionar consequências graves.

Na 5ª feira dia 07 de Outubro de 2010 fui submetido a uma Cirurgia de Ambulatório a uma Hérnia Inguinal (acho que é assim) do lado esquerdo ás partes moles, e tenho curiosidade em saber se a recuperação é morosa? dolorosa? Quanto tempo até poder andar de novo de bicicleta?

São questões que coloquei ao médico naquela 5ª feira. Recuperação após cirurgia a Hérnia Inguinal. Conselhos do meu médico!

Os primeiros dias são um pouco dolorosos! Na casa de banho então... ui ui... Se tiveres muitas dores, toma paracetamol.

Força!! Daqui a algum tempo já nem te lembras disto!!!

Na primeira semana, deveras passar grande parte do tempo deitado, sem esforços. No entanto, umas pequenas voltas a pé, dentro de casa, ajudam muito. Cuidado para não te constipares. Espirros e tosse nesta altura são uma desgraça!

À medida que vais recuperando, vai aumentando um pouco as voltas a pé. Na segunda semana já te vais sentir melhor. Embora te sintas com vontade de sair, não o faças pois, o risco de algo acontecer fora de casa que te obrigue a um esforço mais intenso pode ser prejudicial.

Começas a fazer a tua vida normal, no final da terceira semana. Na quarta, começas com as tuas voltinhas de bicicleta mas, só em estrada plana. O risco aqui são as quedas que podem comprometer a recuperação.

A partir daqui , é sempre a evoluir e, ao final de dois meses, voltas aos montes!

A partir dos 2-3 meses começas a fazer uns abdominais de forma consistente e evolutiva para fortalecer essa zona. O meu médico sempre me disse que, antes de 3 meses, não deveria fazer nenhum esforço!

Sempre me surpreendeu que jogadores da bola (Pedro Barbosa, Nuno Gomes, Nani, etc) operados a hérnias inguinais, uma semana depois, já tinham voltado aos treinos!!!!

Em relação aos futebolistas e outros desportistas de alta competição, realmente não sei como são operados ou como recuperam, mas a verdade é tal como se diz, com maior ou menor sacrifício 3 ou 4 semanas depois estão como novos.

Curiosamente na 5ª Feira dia 29 de Setembro de 2011, fui submetido a nova cirurgia de ambulatório, desta vez a hérnia inguinal do lado direito das partes moles, estou já bem elucidado de tudo que me possa acontecer e estou confiante.

Na entrevista preliminar com a médica anestesista e com o medico cirurgião foi dito que já estava elucidado pois era igual a primeira cirurgia que tinha feito, mas mesmo assim foi-me dito tudo como se fosse a primeira vez.

De ressalvar que praticamente a equipa que me operou na 1ª vez foi a mesma da 2ª vez só mudando o médico cirugião, na altura João Granho e agora Paula Magro

Recepcionista Célia santos , cirurgia ambulatória: Enf. Fátima, Susana e auxiliar Manuela Zorro, bloco operatório: Paula Magro, João, Cristina e anestesista Vitória no recobro, Enf. Hugo, Iracema e auxiliar Felicidade. Cirurgia decorreu bem e desta vez a anestesia foi Raqui ( Raquidiana ) com histórias contadas por alguns dos intervenientes fui para casa para recuperação desta 2ª cirúrgia.Regressei dia 14 de Outubro para retirar os pontos, estando marcada uma consulta para dia 13 de Dezembro. Agora só me resta ir recuperando.



ZÉ ANTUNES

2011

2 comentários:

  1. Boas Sr. Zé!
    Pesquisando sobre Hérnia inguinal vim aqui parar...
    Faz duas semanas que fui operado à hernia inguinal, mas ainda tenho um pequeno inchaço na zona do corte e sinto umas picadas na virilha quando faço alguns movimentos...
    O Sr. também teve esses sintomas ?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro Nunes eu fui operado e correu tudo lindamente, não tive e não tenho nenhum problema após cirurgia, claro que agora não faço esforços e nem carrego pesos.
      Espero que tudo lhe corra bem um grande abraço

      Eliminar