TuneList - Make your site Live

04/06/2012

ACIDENTES

Tive vários acidentes com as motas,  desde novo que comecei a conduzir motorizadas, primeiro a N.S.U que meu pai tinha depois com a Zundap teria uns 15/16 anos


         


                                                                                                                                   


ACIDENTE EM 1972
Em Fevereiro de 1972, comprei na Auto-Liz na Estrada de Catete à entrada do Bairro Popular nº 2,  a minha motorizada Honda SS50Z , que depois de uma boa rodagem fui fazer o meu primeiro moto-cross ao Bairro do Cazenga, estávamos em Agosto de 1972, não terminei a corrida, porque entretanto dei uma queda ao descer o declive em que fui projectado para a frente saindo da mota em vôo, conclusão roda dianteira da moto com uns raios partidos e jante empenada, quanto a mim o joelho da perna esquerda com rotula partida, umas escoriações, alguns  arranhões e o corpo todo dorido, ainda andei 3 meses com  gesso, na parte de trás da perna e a fazer sondas para extrair o liquido da rótula.



ACIDENTE EM 1973

Numa outra vez estamos já em Setembro de 1973, não sei por que carga de água, tive uma desavença com o meu irmão, e depois do almoço peguei na mota e ao chegar ao Largo na rua da Gabela fui embater no Toyota Celica de um cota que morava no Sarmento Rodrigues, resultado, mota com a forqueta dianteira empenada, mais a jante e um pneu que rebentou, a viatura com o capom todo amassado que teve que ser pintado, e eu fui para o Hospital de São Paulo com a cana do nariz fracturada, sai as 12h00 do dia seguinte, estive 15 dias em casa, com uma grande batata no nariz, o mais proveitoso deste acidente é que tinha visitas das garinas todos os dias em casa e as tardes eram bem passadas.

ACIDENTE EM 1973

Num belo domingo em Novembro de 1973, a caminho da praia da Corimba e para não ser intersectado pela policia, iamos direitos ao Aeroporto pela vala e dali até Benfica e depois desciamos o morro e estávamos na praia do ti Lopes e da ti Conceição na Corimba. Nessa manhã levava à pendura  um  avilo  que era amigo do Jaques, e não sei o que se passou que ao descermos o morro em direcção à estrada da samba a mota fugiu na areia atirando-nos para o meio do pó da estrada, resumindo já não houve praia pois fiquei todo arranhado que até parecia um cristo.

ACIDENTE EM 1974

Pior acidente que tive , e não foi por ter mais ou menos ferimentos foi pelo que aconteceu à Maria João que morava na Praia do Bispo.  
Numa noite de Sábado em Outubro de 1974 e percorrendo os bailaricos de Luanda, para podermos dar um pé de dança, eu e a minha amiga Maria João resolvemos ir até ao fundo da ilha á praia da Barracuda onde na altura parava muita malta, uns para namoricar outros para conversar e beber uns copos, depois de estarmos um bom tempo com alguns amigos, disseram-nos que havia uma festa  no Bairro da  Vila Alice e que lá estariam alguns amigos em comum. Agradecemos a informação e pusemo-nos a caminho a Honda 350 Scrambler até que andava bem e era maneirinha de conduzir, mas ao chegar à Rotunda da Praia da Floresta, não consegui fazer a rotunda e fui bater com a jante da frente no lancil do passeio, tendo a Maria João sido projectada por cima de mim, indo de rastos mais de 20 metros com o peito a raspar o alcatrão, ficando o peito dela do lado esquerdo todo desfeito, ela apesar de algumas cirurgias já  em Portugal nunca ficou com o peito recuperado, eu fui de rastos com as nádegas,  que ficaram em carne viva, mas as calças LOIS não rasgaram, grande aparato e fomos transportados para o Hospital Maria Pia , eu sai na 2ª feira seguinte, a Maria João saiu um mês depois.


ACIDENTE EM 1975

Numa tarde fui ao Castelo S. Jorge ter com os meus amigos,  Octávio, Nascimento e o José Manuel Mendes que tinha chegado de Angola, ele trabalhava na Petrangol e por lá ficou mais uns aninhos,  estávamos em fins de Novembro, já se tinha dado a independência e em Lisboa já tinha acontecido o 25 de Novembro, depois de mena cavaqueira no bar do Daniel e como  a Mini-Honda que tinha comprado antes de vir e que tinha alterado com um motor SS50Z de cinco velocidades, com suspenssão traseira,  meto-me a caminho desde o Castelo até à Avª da Liberdade onde residiam meus pais, venho a toda a velocidade na Rua Augusta e depois de passar os sinais em frente à Pastelaria Suissa,  na curva do Teatro a Mini–Honda devido ao óleo dos maximbombos resvala atira-me ao chão e vou  de rastos ficando todo arranhado e dorido. Como o José Cabrita andava-me sempre a pedir que lhe  vende-se a Mini-Honda, foi na hora, foi vendida e  ainda existe essa Mini-Honda está em Santarém.


ACIDENTE EM 1976

Depois de vir de Angola o pessoal amigo ia para a funguta da esplanada de  São José em Cascais, bebia-se uns copos e dançava-se muita música africana.  Numa dessas vezes e reconheço depois de beber uns finos a mais estava a choviscar e digo ao João da Lusolanda,  para irmos embora,  e assim fizemos,  tudo normal sei que para não cair na curva da Morte em Cascais estava o piso escorregadio devido á cacimba que caia, fomos parar no meio do Jardim junto a fortaleza sem bater em nada nem em bancos do Jardim, nem nas diversas árvores e arbustos que ai existiam. Não nos aconteceu nada, nem um arranhão, ainda hoje o João me pergunta como eu fiz aquilo e eu digo que não sei que não tem explicação.
Entre estes acidentes tive várias quedas, mas por serem o trivial de quem anda em duas rodas que não são aqui narrados.

Zé Antunes
1976

Sem comentários:

Enviar um comentário