TuneList - Make your site Live

20/06/2012

NATAL DE 1975



Sabia que a Marinha ( São ) quando embarcou a 30 de Maio de 1975 no aeroporto de Luanda vinha para Guimarães e mesmo por não estarmos a namorar na altura sempre tive a esperança de saber que parte da cidade ela estava. Por intermédio do local onde trabalhava consegui a direcção dela. E carta daqui, carta dali, resolvemos que o Natal de 1975 seria passado com ela e com os seus familiares. Foi uma aventura pois não conhecia nada para o Norte e era a minha primeira viagem de Comboio a Vapor Estação da Trindade até Guimarães.

De Lisboa ao Porto fui nas Camionetas da candonga (paravam no Campo das Cebolas). Cheguei ao Porto as 05H30 da manhã, indo para a estação da Trindade para embarcar ás 06H30, chegando a Estação de Guimarães por sinal até era bonitinha e estava toda florida, levava a indicação de ir ao Toural e dali até à Alameda onde paravam todos os autocarros. Como cheguei a Guimarães as 08h30 era cedo, resolvi ir a pé da Estação até à Alameda, percorri toda a Av. do Jordão, até ao Toural, ai vi logo o maximbombo de 1º andar, lembrei-me logo do 22 do Bairro Popular nº2 ainda era do tempo que tinha motorista e cobrador, entrei e perguntei ao cobrador se aquele maximbombo ia para CARNEIROS ao qual ele me respondeu que não era carneiros mas sim CANEIROS, de repente oiço uma voz “Então Zé já chegaste” era a minha futura sogra, agradeci ao cobrador e fui ter com ela, dei-lhe duas beijocas e aquele povo que não estava habituado a estas saudações e cumprimentos, ficou espantado “ Boamado “ a olhar para mim e para a minha futura sogra.

Chegamos ao tal lugar “ Caneiros “ e subimos até Penselo que é onde estavam a residir. Como a São estava a trabalhar era ( Sábado ) deitei-me a descansar e acordei com um beijo dado pela São que entretanto chegara, uma grande festa, logo ali fizemos juras de amor eterno e reatamos o namoro que esse ano era só por cartas ( não havia telemóvel ) Almoçamos, copos daqui e dali, lanche na tasca do Retornado, com mais copos daqui e dali, ao contrário da impressão que tinha a quando da minha chegada a Lisboa, fui reparando que as pessoas no norte eram mais hospitaleiras. Jantar, e à noite antevéspera de natal fui dormir ao hotel do Toural e encontro mais malta de Luanda que vieram parar a esta cidade, ( Sequeira Alves, Bamba, Pedro, Zeca, Zé Custódio, Antero, Cristina, Célia, Crisanta e outros mais, ) cidade que por sinal bem bonita.

O Toural parecia o Rossio ou a Portugália em Luanda, com tanta gente conhecida de Luanda. O Minho, todo ele é belo. No dia 24 de Dezembro com a familia toda reunida , degustamos o célebre Bacalhau, as batatas e a couve galega, e acabando com os invariáveis doces de natal ( formigos, rabanadas, letria, filhoses e outras iguarias saborosas e doces ) procedendo nessa noite á troca de presentes. Tendo regressado a Lisboa no dia 28 pois o trabalho assim o solicitava.


1975

Sem comentários:

Enviar um comentário