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21/06/2012

COMBUSTIVEL



-*O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos*.

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!*
Interessante*!

Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são
explicados, passará a aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, o
seu dinheiro ... Espero que lhe sejam proveitosos.


**1º Truque*:


*Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
combustíveis têm os seus depósitos debaixo terra.
Ao estar mais fria, a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os
combustíveis tendem a expandir-se.
Por isso, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o
litro de combustível não será um litro exactamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo
tem um papel muito importante.
Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é
cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.
Para que, cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhã seja exacto.


**2º Truque:*


Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo
(pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser
lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do
combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o
depósito.
Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do
precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma -se em vapor
do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível
(surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam
recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba pagando como se
tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no
tanque, pagando mais dinheiro.




**3º** Truque*:


*Encher o tanque antes que este baixe da metade. Quanto mais combustível
tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no
interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a
evaporação ao mínimo.


**4º Truque*:


*Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo
reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está
abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse
momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito,
isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os
sedimentos assentes no fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer o tanque com combustível sujo.


*QUEM AVISA, AMIGO É**


Recebido por mail



2009

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