TuneList - Make your site Live

19/06/2012

VERSAILLES



Da célebre varanda da versailles era ver os mirones debruçados a darem belos piropos ás mini saias que por ali passavam.
Mas também não se apagou da minha memória quando subia ao 1º.andar e pedia o célebre fino fresquinho e os deliciosos rissóis de LAGOSTA.... sim não era camarão era LAGOSTA bem quentinhos que ao falar neles até me cresce água na boca......
Que saudades de tudo o que era bom na minha linda Luanda.....
Esses famosos rissóis de Lagosta quase me custaram .... não sei bem o quê mas coisa boa não era....e não sei se saía vivo dela..e passo a explicar..
Já em 75...talvez Maio ou Junho....no quentinho da guerra..e das prisões á toa...dos "Vou-te dizer"...eu todas as 2ªas feiras comprava quentinhos rissóis para o Almoço...chegava à Represental e comprava na Apolo 11 ali mesmo ao lado um arrozinho de tomate...e já está almoço feito.
Tinha-mos uma empregada de Limpezas lá na Represental....nova, prima da antiga que me disse " Menino vou embora para a minha terra..lá o preto e o branco não tem guerra...lá é tudo calmo....aqui em Luanda estes patrícios só conhecem a guerra...e eu perguntei aonde era esse Paraíso também queria ir....No Sul menino..mal ela sabia o que a esperava no Sul"..deixou-me a tal prima que, ao almoço nós dava-mos a mesma comida que nós comia-mos...nunca demos comida diferente aí veio a dita cuja…..
"Menino...vou-te dizer no movimento..." olha a minha cara…. porque???
"Viste a comida que me estás a dar?"
e...... abria o rissol ao meio...
e eu...com cara de parvo...
"Vou-te dizer....estás-me a dar comida com bichos (Eram os camarões e a lagosta)..vou-te dizer..."
primeiro que eu a convencesse e mostrei que todos estávamos a comer a comida com bichos…era marisco…camarões...blá..blá..
Nisto ela vira e diz---e tu és da Unita
Porque???
Tens ali o galo....
Olhei e disse...este galo?
Este galo é de Barcelos...
Que Barcelos que nada...num tem movimento com esse nome…és da Unita
Bem....nunca mais lhe dei comida com bichos...e lá se foi o galo que havia em cima da mesa do chefe...para o lixo aos cacos....porque ela estava com vontade de me filar na Tourada..e o problema foi mandá-la embora....as desculpas....o que o chefe passou com a dita empregada.
Por isso....tenham cuidado em dar comida com bichos os tais rissóis da Versailles....que eu quase todos dias comia a meio da manhã e á 2ª feira eram sempre o nosso almoço....e até hoje eu digo…lá vamos comer comida com bichos..Vou-te dizer...
 que se pode arranjar em tempos de guerra....talvez umas boas cacetadas..na tola e um galo de Barcelos.
Só tenho que recordar de mau o dia que subi as escadas daquela ave gigantesca que há 34 anos levantou voo e levar-m para nunca mais voltar....

1975

Sem comentários:

Enviar um comentário