TuneList - Make your site Live

22/06/2012

PORRA...TENHO SAUDADES DE LUANDA!



É tão bom recordar! Faz doer, mas sabe bem! Ai que saudades do nosso tempo! Que saudades da nossa "malta"! Que saudades do nosso "Cine-Colonial" e o filme "Aventureiros na Lua"! Que saudades do "Sansão e Dalila"! Que saudades do “cine S. João” e dos filmes do “Django”e do “Louis de Funés” Que saudades da "Auto-Reparadora" do “Macambira” e da Igreja de São Paulo, Que saudades da”Igreja de Santa Ana” do Padre Costa Pereira e da "Minerva"! Que saudades das Confecções Novo, do bar do Matias, e da Papelaria. Que saudades do velho Louro enfermeiro, que nos tratava das blenorragias, conhecido por "esc…..to" ! Que saudades das sandes de peixe frito ou de molho de bife do velho "Campino", e daquele seu "boteco" defronte da Farmácia São Paulo! E dos matraquilhos da Vila Clotilde. Ai que saudades dos doces de gingumba da velha Donana! E da paracuca da Loja do Morais! do bar Cravo e o seu churrasquinho, dos finos do Tirol e do Pisca Pisca. Que saudades do Seixas! Da Loja do Dias e do Imbondeiro, do maximbas “Munhungo” Do "Carinhas"! Do palhaço "Pipofe" e do Carlos da "Casa Lina"! Ai que saudades do "Bar Mariazinha, do Kacepita e do Sr. Azevedo...Ai que saudades de todas estas saudades! Saudades de ti, saudades de mim, do tempo e das palavras inocentes que utilizávamos nos nossos diálogos. Há palavras do tempo que faz e há palavras do tempo que é...As palavras do tempo que é, escondem-se por dentro do tempo que faz e certas palavras do tempo que faz matam a palavra do tempo que é!! Lembras-te do Baleizão e das sandes de presunto e daqueles "finos" da CUCA, tiradas à maneira, pelo Tariko? Lembras-te do Bairro Zangado e do Muceque Mota? Do Rangel, da Maianga, Vila Alice, Vila Clotilde, Samba, Praia do Bispo, Cassequele,Cazenga, Ingombotas, Marçal, Farra do Braguêz, Bairro da Lixeira, Sambizanga, Caoope...LEMBRAS-TE? E dos Cinemas: "Tropical", "Nacional", "Império", "Miramar", "Restauração", “ Cine São João” "Cine-Colonial", "Kilumba"...e do Bairro Popular, do Sarmento, do Golfe, do Palanca.. E do "BÊ-Ó"? Com aquelas suas "baronas" (Bailundas, Madeirenses, Indianas, Cabo-verdianas, "Tugas" de Viseu, da Lourinhã e de outras localidades daqui do "Puto"!). E da "Cagalhoça"? E da "Maria das Pressas"? e da Mana Fató? e das "Aleijadinhas" (Irmãs gêmeas)? Grandes "trumunos"! Aiué "Perdidos Futebol Clube" do Velho Paixão(Suta), “Cacuaco”, “Porto Kipiri”, “Caxito”, "Mabubas", "Quifangondo", Aiué "Marabunta" com seu "Chevrolet descapotável"... só banga…no estilex…

Aiué "Santo-Rosa"! Aiué Loja dos "Cambutas"! Aiué "Casa Branca"! Aiué "Catonho-Tonho"! Aiué "Casa Carmona"! Aiué "Paga pouco"! Aiué "Casa Sabú"! "Casa Queimada"! "Karibala"! Desportivo de São Paulo! Aiué "Copacabana"! Aiué o "REX"! Aiué "Liceu Salvador Correia"! Rádio Clube de Angola, com a voz inconfundível de Santos e Sousa! "Uma voz portuguesa em África"! Aiué "Lusolanda", Aiué "Polo Norte", "Robert-Hudson", "Casa Americana", "Bicker", "Quintas e Irmão", Aiué” Paris Versailhes” "Armazéns do Minho", Aiué "Poço da Morte" com Fernando Silva, "jovem audaz artista português, que sobe as paredes lisas, sem feitiço, do Poço da Morte"! Subam Meninas! Subam! Irão assistir a um espectáculo nunca dantes visto, onde há a perícia, o Arrojo, a audácia, o sangue-frio e o desprezo pela vida!

Depois do espectáculo, a entrevista ao "Bumbo":
-Então Amigo? O Senhor gostou do espectáculo?
Resposta do patrício:
-Quer dizer...gostar, gostar, propriamente não lhê gostei. Maje...não deram o Arrojo, qui diziam qui davam!
São essas recordações, que nos fazem chorar de saudades! A fragrância da "Katinga", do "Mufete", "Carangueijo de Moçamedes", garôpa, peixe galo, peixe pungo, corvina, peixe prata, o popular "Cacusso assado com feijão de óleo de palma", do "pirão" (caldo com farinha e peixe), indicado para se tomar após uma "ressaca"! "Kimbombo", "Marufo"...?!!!! e do Banga Ninito, Zé Ideias, Resende, Sousa, Faisca, Escanqueirado, João da Tudor, Vasco, Mabeco, Nandito, Jorge ( Russo da Gareli), Stop, Cesar Peixe, Carlos Magalhães, Americo Barroso, Tó-Tó, Manel Tedy Boy, João Mulato, Guimas, Fernando Simões, Seabra, Jaques, Passarinho, Ventura, Miguel, Baltazar, Nelo Caroça, Nando Caroça, Moedas, Augusto (Russo), Filipe Santarém, Chico Leite, o Bia, o Ruca, Claudino, Bondoso e os Rubis e o Zé Tó, Henrique Ferreira, Pinguiço, Paquito, Minguitos, Carlos da Célia do Gaspar, Borges, o João Bala, Américo Nunes, Cruz, Nascimento , Mica, Bino, Rui Comprido, GUGU, Copito, Zé Dentolas, Jaimito, Toalhinha, Tony Novo, Zé da Cenas, Pitta Grós, Pinto Ferreira, Cid,.. saudades de tantos outros avilos ! Aiué que saudades das Garinas! São Ribeiro, Mila, Betty, Celina, Arlete ( chú ), Célia, Ilda Pais, Rosário, Mélita, Lena, Bela, Dininha, Virinha, Belinha, Judite, Ivone, Paula, Fatinha, Teresa, Manas Gemeas, Mina, Graciete, manas” Zita, Zinha e Ester”, Ivone, Goretty, Isabelinha e tantas outras garinas!!!

E a tua Ilha!!!!! ???? Ilha distante...tépido Sol...amena frescura das tuas ondas tropicais; Calmia, sossego e paz no encanto da embriaguez de
um e do outro. A voz do tempo! A voz daqueles que já partiram!!! A sua voz, suavemente, relança o tempo que é numa estranha melodia que se entranha no íntimo até ao limiar do desejo. AIUÉ MINGUITO, com a sua concertina!! Aiué Velha Guinhas (Cega), mas que via mais do que todos nós! Aiué Joana Maluca com  seu pau seboso para afugentar os kandengues.

TUDO PASSOU....TUDO PASSA...Um oculto fogo nos ateia a alma. O tempo parece-nos infinito nessa paragem de mágico sabor...
PORRA....TOU CHEIO DE SAUDADES DE TI...LUANDA!!!

ZÉ ANTUNES E BANGA NINITO

2011

4 comentários:

  1. Boa tarde
    Ao ler o seu blog chamou me a atençao varios nomes que ouço aqui por casa....
    Mas mais a atençao me chamou ouvir falar das gemeas! Lembra se o nome delas? Era de onde?
    Nao me canso de tentar encontrar pessoas conhecidas da minha mae e da minha tia, que tambem eram conhecidas como as Gemeas....
    Sera que me pode dar noticias?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Amiga Rita Dias
    Bom dia
    Realmente ainda há várias pessoas que não sabemos delas e as Gémeas moravam ao cimo da monha Rua na Rua de Serpa mesmo em frente à Capela de Santa Ana, andamos a fazer o possivel para nos encontrar, Ainda este mês encontramos uma pessoa que não a viamos a 38 anos. Vamos fazer um almoço com quase todos que viviam ou paravam na Rua de Serpa. Tenho uma amiga do Porto que anda a fazer também tudo para as encontrar pois ela era muito amiga delas.
    Uma beijoca e mande sempre novidades
    Zé Antunes

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Antunes,

    este é um texto que há vários meses percorre todo o nosso espaço cibernauta, nas mais variadas estradas, e existe sempre a mesma pergunta final... quem é ou quem são são os autores deste belo texto que tão bem percorre os nossos recordares e olhares dessa Luanda que foi de todos nós.
    Embora de não muita importância para muitos o certo é que para mim tem a importância necessária devido à propriedade intelectual de se referenciar a quem o mesmo texto pertence e assim sendo coloco-lhe a questão... sabe quem foi o autor ou autores ou também é um dos muitos que não têm ideia de quem seja.
    Isto apesar de no fim do texto estar referenciado o seu nome e do do Ninito mas poderá não querer dizer que o tenham sido.
    Kandandus
    Josué Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Josué
      Como já lhe tinha dito este texto é do Banga Ninito ( Cruz dos Santos ) e foi adaptado por mim.
      Ele fala do São Paulo, eu falo do Bairro Popular
      KANDANDU

      Eliminar